Connect with us

GERAL

Prefeitura de Vera Mendes promove campanha ‘Janeiro Roxo’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vera, Mendes através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 30 de janeiro, uma mobilização da campanha Janeiro Roxo, mês dedicado a conscientização sobre a hanseníase.

O Janeiro Roxo é o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, doença de pele transmitida por gotículas que saem do nariz ou pela saliva. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

A programação referente a campanha foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde “Carlos Hermógenes da Silva” (sede), pela manhã, e no turno da tarde na UBS da localidade Jibóia.

Palestra na UBS da sede

Nos dois encontros houveram distribuição de panfletos informativos, palestra sobre a doença com o coordenador de controle da hanseníase da cidade de Picos, o enfermeiro Gilberto Valetim, e atendimentos com pacientes suspeitos da doença. No final foi ofertado uma lanche para todos os participantes.

Publicidade

“A Secretaria de Saúde de Vera Mendes promove mais uma campanha, desta vez o Janeiro Roxo, que é a prevenção contra a hanseníase. Esta campanha vem para esclarecer que é a hanseníase tem cura. Trabalharmos aqui de forma preventiva com as equipes da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Educação e de Assistência Social na luta contra a hanseníase. O prefeito Milton tem dado total apoio a estas campanhas, onde ele defende que seja tratada da melhor forma possível toda população”, destacou a secretária de saúde, Gardênia Oliveira.

Gardênia Oliveira, secretária de saúde

Já Gilberto Valentim, coordenador de controle da hanseníase de Picos, parabenizou a gestão municipal, pois segundo ele é de fundamental importância que seja repassado para a população os sintomas da hanseníase, uma vez que tendo informações sobre a doença, as pessoas irão em busca do tratamento caso surja alguma mancha na pele. “Aqui em Vera Mendes foram repassadas informações sobre os sintomas da hanseníase através das palestras proferidas, e ainda, feitos exames em pessoas suspeitas de terem a doença”, finalizou.

Gilberto Valetim proferiu palestras

Participaram da mobilização em torno da campanha Janeiro Roxo as secretárias de educação, Elisangela Marques e de assistência social, Andreia Sampaio; profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Imagens na localidade Jibóia:

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS