Connect with us

GERAL

Prevenção da gravidez na adolescência é tema de palestra no Centro de Ensino José Vieira em Água Doce

Publicado

em

Como parte das atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e através do Programa Saúde na Escola, foi realizada na última quarta-feira (15), uma palestra no Centro de Ensino José Vieira da Silva.

A palestra foi realizada com a contribuição de profissionais do CRAS, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar, voltado para o público formado por alunos acima de 10 anos de idade.

A ação foi realizada considerando que um dos mais importantes fatores de prevenção é a educação. Educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar de adolescentes e jovens ao realçar a importância do comportamento sexual responsável, o respeito pelo outro, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/HIV, a defesa contra violência sexual incestuosa, bem como outras violências e abusos.

A equipe da escola, destacou a importância da ação. “Somos gratos pela parceria que mantemos com órgãos da gestão municipal, pois sempre são suporte para as ações desenvolvidas na escola. Essa, em especial, ajuda-nos numa constante luta que travamos no sentido de sensibilizar os adolescentes sob nossa orientação de que para tudo há um tempo certo e que a faixa etária em que eles se encontram não os mune de todas as condições necessárias para serem progenitores. Muitas adolescentes deixam de estudar exatamente porque, com a gravidez, essa oportunidade é cerceada, adiada, de alguma forma. Perder algum aluno ao longo de uma jornada escolar é-nos sempre muito doloroso e, sem dúvida, um prejuízo à sociedade”.

Conforme dados, dentre os problemas de saúde na faixa etária entre 10 e 20 anos, a gravidez se sobressai em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Facebook

MAIS ACESSADAS