Connect with us

GERAL

Seca leva ao assoreamento da Lagoa do Portinho, cartão postal do Piauí

Publicado

em

Um dos mais belos cartões postais do Litoral do Piauí e ponto bastante visitado pelos turistas vem sofrendo um processo progressivo de assoreamento. A Lagoa do Portinho, situada na cidade de Parnaíba, a 318 km de Teresina, está praticamente seca e com o futuro ameaçado. Sem chover regularmente na região há quatro anos, a lagoa que foi um dos maiores símbolos de beleza da região, passou a atrair olhares melancolicos, além dos prejuízos tanto para visitantes como para quem trabalha no local.

Além do problema da seca, lixo ainda é despejado na lagoa (Foto: Joselma Cordeiro/Arquivo Pessoal)
Além do problema da seca, lixo ainda é despejado
na lagoa (Foto: Joselma Cordeiro/Arquivo Pessoal)

De acordo com o comerciante Aluísio Soares dos Santos, dono de um restaurante há quase 30 anos, as vendas diminuíram cerca de 50% nos últimos anos. “A situação é calamitosa na região dos bares, pois a lagoa está seca e só tem lama. O negócio está tão triste que quando chego lá eu dou as costas para a lagoa”, disse. O comerciante cita a falta de chuvas regulares nos últimos anos como o maior problema, mas conta que existem suspeitas de pessoas represando água na região.

“Temos notícia de algumas pessoas represando água. Já procuramos o Ibama, mas disseram que deveríamos entrar com denúncia no Ministério Público”, falou. Segundo ele, a situação da lagoa foi comunicada ao governo do estado no início do mandato do atual governador Zé Filho (PMDB), no entanto nunca houve resposta. A situação faz os visitantes deixarem de ir a lagoa e os prejuízos só aumentam. “A cada dia está diminuindo mais. Tem gente que ainda vem só para ver a situação precária da lagoa”, falou.

Imagem feita no ano passado mostra a beleza da lagoa antes do assoreamento (Foto: Gustavo Pereira)
Imagem feita no ano passado mostra a beleza da lagoa antes do assoreamento (Foto: Gustavo Pereira)

Com a seca na região, outro problema agrava a situação. Os ventos comuns nessa época do ano aumenta odeslocamentos de dunas que interditam estradas e causam prejuízos na área. Revoltados com a situação, estudantes do campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba estão se mobilizando para realizar um ato público em defesa da Lagoa do Portinho. Eles denunciam o descaso das autoridades com a área e cobram medidas urgentes para salvar a lagoa.

De acordo com a líder do movimento, a estudante de turismo Joselma Cordeiro, 29 anos, a situação é vergonhosa. Ela afirma que o governo é negligente e diz que ninguém toma atitude para amenizar o problema. “A gente sabe que não chove há alguns anos na região, mas o problema não é só esse. Tem gente desviando água, jogando lixo lá, enfim, uma série de desrespeitos ao meio ambiente”, contou. A iniciativa dos alunos conta com o apoio de professores e a comunidade também será mobilizada para participar.

Segundo Joselma, o objetivo é chamar a atenção do governo. “Isso surgiu de um trabalho da universidade que fiz com a Lagoa do Portinho. Após perceber a situação, veio a ideia de fazer uma intervenção para chamar a atenção do governo, pois a lagoa não pode esperar”, explicou. Cerca de 50 estudantes participam da articulação do movimento.

Procurada pela reportagem do G1, a chefe do escritório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Parnaíba (Semar), bióloga Roseane Galeno, reconheceu a situação e disse que é preciso “rezar para chover”. Segundo ela, a realidade se agravou devido os quatro anos sem um bom inverno na área e diz que a última vez que a lagoa ficou cheia foi em 2009. Roseane disse que são realizados trabalhos na região, tanto para a revitalização quanto para contenção de dunas, mas muitas das atividades esbarram na falta de recursos.

Publicidade

“Foi feito um trabalho de revitalização, mas certamente era para ter tido continuidade no monitoramento, o que não ocorreu por falta de recursos. A gente vem tentando buscar recursos para voltar a dar continuidade a esse plano de monitoramento”, disse. Segundo ela, a equipe do escritório da Semar em Parnaíba é muito reduzida e isso dificulta o trabalho na região. Sem chuvas e com muito vento, ela afirma que o trabalho de contenção das dunas apenas retarda o avanço.

A expectativa da bióloga para o próximo ano é a criação de unidades de conservação que restringiriam o uso da lagoa e organizaria a visitação quando ela voltar a ficar cheia. Apesar de reconhecer os problemas, ela falou ainda que a dinâmica da região também influencia bastante para a atual realidade. “A dinâmica da nossa região é diferenciada e produz sedimentos de forma intensa. Grande parte da água da lagoa é oriunda da chuva e os anos de seca agravaram a situação”, disse.

 

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS