Connect with us

GERAL

Seminário sobre saneamento do Piauí e otimização da Agespisa será nesta quarta (13) em Teresina. Veja programação!

Publicado

em

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí vai realizar amanhã, quarta-feira, dia 13 de março, o Seminário Saneamento Por Uma Nova Agespisa. O evento acontece no Gran Hotel Arrey – Gran Salão – situado na rua Jaime da Silveira, 433, bairro São Cristóvão, em Teresina, das 08h às 18h.

Dentro dos objetivos está o de construir soluções para um saneamento público e de qualidade no Estado do Piauí, bem como apontar alternativas para a não privatização dos serviços.

De acordo com o presidente do Sindicato, Francisco Marques, a idéia do encontro partiu após uma reunião entre os dirigentes do sindicato e o governador Rafael Fonteles, no último dia 21 de fevereiro. Ocasião em que Rafael lançou o desafio para a entidade apresentar uma proposta viável para manter o saneamento público e estatal.

“Neste sentido, estamos convidando vários técnicos especializados no setor de saneamento com renome nacional, para contribuir com as soluções propositivas ao novo modelo de saneamento para o Estado”, explica Francisco Marques.

O Seminário

Publicidade

Os trabalhos serão desenvolvidos com base no eixo central “Saneamento público, eficiente e de qualidade para a população piauiense”.

A solenidade inicia às 8h30 como ato de abertura. Durante toda a programação haverá esclarecimentos sobre a dinâmica do seminário, às 09h10, e apresentação do painel 1 que abordará os modelos dos Estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba. Este será conduzido por Dafne Orion (Urbanitários de Alagoas), Clóvis Nascimento (Fisege do Rio de Janeiro), Carlos Rossas (Cagece do Ceará) e Altamar Cardoso (Cagepa da Paraíba), ambos por vídeo.

O painel 2 vai discutir a situação atual da Agespisa. Dentro desse tema de forma presencial será enfatizado a respeito do panorama nacional (Sérgio Gonçalves – Aesbe) e da empresa hoje (Fernando Alencar – Agespisa).

Após a primeira etapa haverá o intervalo para almoço das 12h às 14 horas.

Nas atividades da tarde o painel 3 trabalha sobre “Os contratos de performance são eficazez?”. O tema será conduzido por Valdeci Colombini (Enorsul).

Publicidade

Durante o painel 4, a pauta é a respeito do saneamento rural: experiências do Ceará e do Piauí com Hélder Cortez (Cia. de Água e Esgoto do Cerará) e Jairo Bezerra (Sisar Picos/PI).

A temática do painel 5 terá como discussão o desafio das favelas e comunidades urbanas. A condução do painel ficará a cargo de Ricardo Moretti, por vídeo, do Observatório Ondas.

As conclusões e possíveis caminhos para o futuro do saneamento no Piauí serão conduzidos pelo consultor Antônio Miranda, durante apresentação do painel 6.

Após a apresentação desse último painel acontece o ato de encerramento. Em cada painel haverá sessão para dúvidas e debates.

Veja programação detalhada

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS