Connect with us

GERAL

TJ-PI implata sistema que permite realização de audiências sem processo físico

Publicado

em

O sistema que permite a realização de audiências sem processos físicos no centro judiciário de Soluções de Conflitos e cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) Já está em pleno funcionamento. O sistema visa maior velocidade processual e beneficia diretamente magistrados, servidores e as partes em geral, já que pode ser utilizado não apenas no (cejusc), mas em todos os esforços concentrados do Tribunal.

Juiz Paulo Roberto

Esse sistema foi usado pela primeira vez durante a 9ª Semana Nacional de Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, Paulo Roberto de Araújo Barros, o sistema permite que todas as informações dos processos sejam enviadas por meio eletrônico aos magistrados diretamente para os locais das audiências, sem precisar que haja intervenção do processo físico (humano).

“Além desta maior praticidade, o sistema contém dados estatísticos das Varas e dos Centros Judiciários importantíssimos para a gestão do Tribunal. Permite, por exemplo, que os magistrados saibam a quantidade de processos julgados, audiências designadas, conciliações realizadas, número de acordos, e tudo isso obtido de forma rápida e fidedigna”, explica o juiz Paulo Roberto.

Para o magistrado, o sistema é um avanço do TJ-PI e representa um passo a frente, pois cria mecanismo para aumentar a conciliação e a mediação, na medida que impõe a velocidade dos processos.

“Seu uso na Semana Nacional de Conciliação mostrou toda sua efetividade e foi aprovado por todos. Agora, será usado no Centro Judiciário para melhoria dos trabalhos, inclusive no cumprimento das metas do CNJ. O sistema é integrado com os demais do TJ-PI”, complementa o juiz Paulo Roberto

Publicidade

Fonte: TJ PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS