Connect with us

GERAL

UEMA abre inscrições para seletivo voltado para educação quilombola

Publicado

em

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola – PROETNOS 2023 estão abertas. O prazo para inscrição encerra no dia 2 de junho e a aplicação das provas ocorrerá em 2 de julho de 2023. O edital está disponível no fim da matéria.

O objetivo é formar e habilitar professores quilombolas em licenciatura, a fim de atender à demanda das respectivas comunidades, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola os (as) quilombolas que tenham concluído o ensino médio ou equivalente até 2022, que pertençam a um quilombo devidamente reconhecido e sejam indicados (as) pelas lideranças de suas comunidades.

Neste seletivo, são ofertadas 60 vagas, distribuídas da seguinte forma: 30 vagas para o Campus Itapecuru Mirim e 30 vagas para o Campus São Bento. O (a) candidato (a) deverá optar somente por um campus no ato da inscrição, não sendo permitidas mudanças posteriores.

O Curso ocorrerá na modalidade parcelada ou de alternância, com aulas às sextas-feiras e sábados, sempre nos campi em que serão oferecidos, compreendendo os tempos Comunidade e Universidade, no desenvolvimento de suas atividades.

Publicidade

O PROETNOS é o Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) da UEMA, que foi criado para formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no Estado do Maranhão garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.

Confira todas as normas do seletivo, pré-requisitos e cronograma no edital. Acesse AQUI.

Fonte: O Imparcial, com informações da Universidade Estadual do Maranhão

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS