Connect with us

GERAL

Veja os cuidados a serem tomados antes de alisar o cabelo

Publicado

em

Há mais de dez anos, o formol foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de ser vendido e utilizado na formulação de produtos de higiene pessoal e beleza. Apesar da determinação, muitas químicas usadas para fazer escova progressiva ainda possuem a substância, que é nociva à saúde.

Esta semana, uma mulher morreu em Ilha Solteira (SP) ao sofrer uma parada cardiorrespiratória após ser internada com queimação pelo corpo, irritação na pele e falta de ar em decorrência a uma alergia ao formol usado na escova progressiva. A polícia investiga o caso.

— O que fez do formol uma substância popular nos alisamentos é o fato dele poder ser usado em cabelos descoloridos ou que já receberam outros tipos de alisamento sem arrebentar os fios — afirma Rodrigo Pirmez, coordenador do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional Rio de Janeiro, que complementa:

— No entanto, devido às evidências de malefícios à saúde ele foi proibido para esse fim e atualmente só é liberado na concentração de 0,2% como conservante em cosméticos ou até 5% como endurecedor de unhas em esmaltes.

Além de ter um grande potencial de causar reações alérgicas agudas na pessoa, o formol é cancerígeno.

Publicidade

— A longo prazo, a exposição ao formol pode causar câncer no nariz, na boca e no nosso sistema respiratório — explica a dermatologista Ana Carolina Sumam.

A substância consegue destruir as pontes de sulfeto que fazem com que o cabelo tenha o aspecto encaracolado ou crespo. Por causa disso, os fios ficam lisos e brilhosos.

— Porém, o que o formol faz, de verdade, é um encapamento do fio, deixando-o mais enrijecido. A médio prazo, o cabelo não consegue absorver mais os nutrientes externos e fica desidratado e quebradiço — explica Ana Carolina.

Fonte: Extra.globo. com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS