Connect with us

MUNICÍPIOS

Agricultores deixam campo por conta da seca em Valença no Piauí

Publicado

em

Agricultores de Valença, a 100 quilômetros de Picos, estão sofrendo com a estiagem que atinge a região. A situação ficou mais complicada porque apenas um carro pipa abastece os moradores. No Povoado Serra dos Batista, na Zona Rural de Valença, as perdas da agricultura familiar chegaram a 80%. Diante da situação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, muita gente está abandonando o campo.

“Os homens estão indo trabalhar na construção civil ou no corte de cana de açucar que é a única atividade que resta”, disse Francisco Xavier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença.

Sem chuvas regulares desde o início do ano, 180 famílias sobrevivem da água que é distribuída por um único carro pipa que atua em Valença. Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Mauricio Sousa, a situação pode ficar pior nos próximos meses, isso porque o governo do estado não está recebendo recursos para custear a operação carro pipa. Ele conta que esta atitude deixará 230 mil pessoas no Piauí dependendo da água que é distribuída pelo Exército.

“Nós temos 280 cadastradas famílias cadastradas com cisternas e não temos condições de atender todas esta gente com apenas um carro pipa. O dono do caminhão trabalha o dia todo e neste período de escassez de água, o abastecimento fica mais difícil ainda”, afirmou.

Em nota o Ministério da Integração Nacional informou que a operação carro pipa continua. Conforme o comunicado, são 538 caminhões circulando em 69 municípios levando água para mais de 227 mil pessoas. O Exército centraliza a execução da operação carro-pipa como forma de otimização e zelo pelos recursos.

Publicidade

Cerca de 94 cidades no Piauí são abastecidas por carros pipas mantidos com recursos da Defesa Civil. Em 76 deles também há atuação do Exército. Segundo a Secretaria de Defesa Civil seriam necessários R$ 2,2 milhões por mês para manter o abastecimento que a partir de agora será custeado apenas com metade deste recursos.

A Secretaria de Defesa Civil, Simone Pereira, contou que partir de segunda-feira (4) os municípios estão com os carros rodando normalmente e até sexta-feira o abastecimento será regularizado nos 94 municípios.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS