Connect with us

Alagoinha do Piauí

Alagoinha realiza IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, na gestão do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social na manhã desta quarta-feira (30), onde foram desenvolvidos assuntos como os impactos sofridos pela pandemia da covid-19 sobre as crianças e adolescentes, bem como, estratégias para o enfrentamento dos problemas.

A 4ª edição da conferência municipal teve como conferencista a assistente social Ângela Bezerra. Ela destaca o objetivo do evento.

“A 4ª conferência municipal dos direitos da criança e adolescente traz como tema, a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19, violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia das políticas de proteção integral com respeito a diversidade. Nós estamos discutindo principalmente sobre essa vulnerabilidade social que a pandemia fez com que tivesse um grande avanço no desemprego, mortes, violências de todos os tipos, baixa de financiamento, prejudicando totalmente a criança e o adolescente. Nós vivenciamos na pandemia que a criança e o adolescente não foram prioridade, ficou sem vacina, perdeu muitas vezes o pai ou a mãe, também teve consequências na escola, na saúde mental, e esse momento de discussão é para que a gente possa encontrar estratégias para tirar as nossas crianças e adolescentes do nosso município dessa situação de violência. Para que eles se sintam realmente priorizados dentre as políticas públicas de assistência social”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, fala sobre a importância da realização do evento em conjunto com a gestão municipal.

“Nós temos que estar a todo momento fazendo esses encontros. Queremos agradecer por mesmo com tantas dificuldades, sempre que convidamos o nosso público, eles estão presentes e isso pra gente é muito satisfatório. Hoje é a 4ª conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente, conferência essa que precisamos reunir as Secretarias junto a nossa, com o apoio do nosso prefeito municipal, com os vereadores, para buscarmos os direitos de saúde, educação e cidadania para todos os jovens do nosso município”, disse a secretária.

O prefeito Jorismar Rocha esteve presente no evento, citou os problemas causados pela pandemia e a preocupação da gestão com relação às crianças e adolescentes.

“Quero agradecer pelo convite para participar dessa 4ª conferência dos direitos da criança e do adolescente. Dizer sobre a importância da realização dessa conferência, como foi colocado aqui, devido ao momento de pós-pandemia, todos nós sabemos que foi um período muito difícil para o país de forma geral, principalmente na questão dos estudantes, principalmente os dois anos que ficaram em aulas remotas, através da internet e dizer que acredito com certeza que o nosso município seja aqui da microrregião mais organizado e tenha uma maior preocupação com essa questão da criança e do adolescente”, pontuou.

Publicidade

“Estamos vivendo aí uns tempos de muita agressão à criança e adolescente. Isso é um trabalho muito importante que tem que ter toda atenção de todos nós, não só da assistência social, do conselho tutelar, mas também na educação, na saúde, para que possamos identificar os problemas que estão acontecendo com as crianças e os adolescente. Quero dizer que precisamos nos dedicar nessa questão porque está tendo muitos acontecimentos em nosso município e na nossa região em relação à criança e adolescente. A Prefeitura está à disposição para dar o apoio necessário dentro das possibilidades de nosso município”, declarou o prefeito Jorismar.

Após a palestra Magna, foram formados grupos para a discussão dos seguintes eixos: (1) Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; (2) Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; (3) Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; (4) Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; (5) Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Em seguida, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual. São eles: Luanna Rocha e Helena Nara (titulares) e Solinauba e Velta (suplentes).

Ao final da IV Conferência, todos os participantes receberam o Certificado.

Além das presenças já citadas, prestigiaram o evento a primeira-dama, Francisca Anatalia; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Helena Rocha; a secretária de Saúde, Rosa Maria; o secretário de Cultura, Neto Leandro; o presidente do Conselho Tutelar, Gabriel Jesuíno; o jovem Eugenivan Matias – representando todas as crianças e adolescentes do município.

Veja mais fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS