Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA│Assistência Social promove encontro mensal com gestantes do CRAS

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (05) ocorreu um encontro mensal com as gestantes do município de Alagoinha do Piauí, no Centro de Referência da Assistência Social. A reunião é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente do órgão a secretária, Maria de Lourdes, através da Prefeitura de Alagoinha, na gestão do prefeito Jorismar Rocha.

Na ocasião, a assistente social e coordenadora do Programa Criança Feliz, Helena Nara, falou um pouco sobre o tema: “Aspectos físicos e psicológicos da gravidez”. De acordo com a assistente, a mulher no período da gravidez aumenta o nível de sensibilidade em vários fatores.

“Durante a gestação a mulher tem um misto de sentimentos, desejos e medos. Desde o resultado positivo até o nascimento do bebê. O aspecto psicológico sofre mudanças. Uma mulher pode vivenciar de maneiras distintas a gravidez. Ela se torna mais sensível e emotiva, experimentando sentimentos e sensações novas, chorando e rindo com mais facilidade. A mulher as vezes fica ansiosa, alegre, apreensiva, dentre outros”, explicou.

Helena acrescentou ainda que a sensibilidade na área do olfato, paladar e audição também sofre alterações, além da parte sensorial no  aumento da irritabilidade no lado emocional. ” Tudo isso está ligado às oscilações de humor”, destacou.

Durante a reunião foi abordado também sobre a sexualidade na gravidez, desmitificando alguns mitos, bem como dos medos que surgem quando se aproxima a data do parto e no que diz respeito a importância da mãe criar o vínculo com o bebê desde a barriga.

Publicidade

“O bebê a partir dos 6 meses na barriga já escuta e reconhece a voz da mãe, do pai e irmãos. E é de suma importância fortalecer esse vínculo ainda na barriga”, orientou.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Nana Farias, ressaltou que durante o encontro foi desenvolvido uma dinâmica.

“A dinâmica era pra treinar a empatia, de se colocar no lugar do outro, tentar entender que cada um enfrenta uma luta diária e que ao se colocar no lugar do outro nós nos tornamos uma pessoa melhor”, explicou.

Ao final do encontro houve a entrega de kits.

Estiveram presentes: as assistentes sociais, Hellena Nara, Angerli Sá e a coordenadora do CRAS, Nana Sá.

Publicidade

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS