Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha do Piauí vai implantar o projeto Capoterapia em Casa

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (08), foi realizada reunião com equipe multidisciplinar na Secretaria de Saúde em Alagoinha do Piauí com a participação de nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social. No encontro foi discutido a implantação do projeto Capoterapia em Casa.

O projeto Capoterapia em Casa foi criado, de acordo com o professor Denis Costa, pelo Instituto Brasileiro  de Capoterapia e surgiu em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19), com propósito principal de levar atividades pertinentes a capoterapia ao idoso e àqueles acometidos com doenças psicossociais como a depressão, que sejam praticadas em casa.

A prática da Capoterapia em Casa será desenvolvida através de uma plataforma digital, uma vez por semana, com atividades voltadas para os idosos. “Os profissionais irão gravar vídeos e disponibilizar o link para que os idosos e os familiares deles ajudem realizar as atividades para que não seja preciso sair de casa”, explicou.

“O projeto Capoterapia em Casa agrega valores com dicas nutricionais, atividades orientadas também por profissionais da fisioterapia, psicologia, assistência social e nutrição”, complementa Denis.

Capoterapia em Casa é um projeto desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Alagoinha, na administração do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente a secretária Amélia Sá.

Publicidade

“O professor Denis Costa já vem prestando trabalho com grupo de idosos Viver Bem e com essa pandemia as ações foram suspensas. Esse é um trabalho novo que é a Capoeterapia em Casa, e, que junto com esse serviço surgirão dicas com os profissionais para levar aos idosos”, disse.

“Somos pioneiros na região. A expectativa é que seja um sucesso onde esperamos ajudar os idosos que por conta da pandemia devem ficar em casa por ser do grupo de risco. No que depender dos serviços da saúde vamos fazer tudo o que for possível”, destacou a secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí.

Maria Brito que está inclusa no grupo enfatiza de forma positiva a Capoterapia em Casa que é um projeto implantado pela Secretaria de Saúde.

“Está sendo muito valiosa nessa época de pandemia que não podemos sair de casa. Sabemos que não se pode participar todos juntos por conta de aglomeração e também aqueles que são portadores de alguns problemas de saúde que não querem sair de casa. Todo dia faço um pouco da capoterapia em casa. Meu corpo necessita desses exercícios para melhorar a saúde”, disse.

O grupo que irá participar do projeto Capoterapia em Casa é formado por 67 pessoas (sessenta e sete).

Publicidade

As profissionais que irão participar do projeto são: a assistente social, Francisca Luanna; a fisioterapeuta, Thalita Luzia; a nutricionista Antônia Fabieulene e a psicóloga Karla Izabella.

No vídeo abaixo, a secretária de Saúde, Maria Amélia Sá, fala sobre a implantação do projeto, parabeniza toda as mamães pelo Dia das Mães e também recomenda a permanência das pessoas em casa, bem como o uso de máscaras em caso de necessidade de sair, para evitar contágio do novo coronavírus.

Veja o vídeo abaixo

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS