Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Escola Maria Juceneuda Maia encerra ‘VI Semana Cultural’ com gincana, desfile e festa; veja fotos 

Publicado

em

Fotos: Francisco Silva – Ascom Municipal

“Amor e conhecimento, valores que constroem”! Foi com esse tema que a Escola Maria Juceneuda Maia, da Rede Municipal de Ensino de Alegrete do Piauí, realizou durante toda a semana do dia 18 a 22 de setembro, a ‘VI Semana Cultural’, edição 2017.

O evento que é tradição no calendário escolar, movimenta todo o município em torno de atividades e ações culturais.

Durante cinco dias, alunos, professores, funcionários e toda a equipe gestora da escola, vivenciaram uma extensa programação, que envolveu palestras, torneios de futsal e handebol, dia de lazer, e várias atividades relacionadas ao tema – tratando amor e conhecimento, e fazendo um chamamento a comunidade escolar para os valores que constroem a pessoa humana.

O encerramento dessa grandiosa e destaque, Semana Cultural, aconteceu na noite desta sexta-feira, 22, no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho, e contou com a tão esperada, Gincana Cultural, desfiles e festa de encerramento.

Publicidade

À noite deu início, com a composição do corpo de júri, formado por renomados nomes da dança, do teatro e profissionais competentes e autênticos, foram eles – Patrícia Sousa, Edilberto Lima, Elaynne Ribeiro, Socorro Barros e Anderson Ramos.

Após a apresentação do corpo de júri, a equipe organizadora da escola, e alunos que integram o Novo Mais Educação, sob coreografia da professora Ismênia Viana fizeram uma apresentação de abertura.

Em sua fala na abertura do evento, o professor José Sabino de Lima – o Bidunga – fez um pronunciamento em tom de agradecimento.

“Foi uma semana movimentada, chegamos ao final com um sucesso enorme de participação, aprendizagem e construção de valores. Ao longo desta semana que se encerra hoje, proporcionamos aos nossos alunos, condições de se desenvolverem, contribuímos diretamente na formação de cidadãos com identidade social e cultural, valorizando o amor e o conhecimento com a transmissão de valores importantes na construção da base de um futuro mais pacífico e sustentável; a todos os envolvidos o nosso muito obrigado”, disse.

Após a fala do diretor, deu início a Gincana Cultural. As duas equipes distribuídas em Pares e Impares, trouxeram ao Centro Esportivo, belíssimas apresentações que haviam sido propostas anteriormente aos mesmos.

Com momentos, ricos em criatividade, e muita cultura, foi realizado ao todo seis provas, intercaladas por nove perguntas para cada equipe, sobre conhecimentos gerais e conteúdos estudados em sala de aula.

A primeira prova, foi a apresentação de cada equipe, que exploraram o tema da Gincana. Cada equipe mostrou na segunda prova, um depoimento de um ex-aluno que passou pela escola e deixou seu legado.

Foi apresentado ainda, a dança do amor com base nas histórias de cinco casais famosos, sendo, Romeu e Julieta, Lampião e Maria Bonita, Orfeu e Eurídice, Marco Antônio e Cleópatra, Tristão e Isolda.

Uma peça teatral, baseada na famosa parábola do Filho Prodigo, marcou a quarta prova.

As equipes, dançaram também uma espécie de Pot-pourri, com músicas relacionadas ao amor à Deus, a família, aos amigos, a escola, a natureza, aos amigos e na última prova fizeram homenagens aos pais.

A líder da equipe dos ímpares, equipe campeã recebe premiação das mãos do diretor da escola.

Ao final a equipe dos ímpares – caraterizada de branco – se consagrou campeã da VI Gincana Cultural MJM, 2017, com uma pontuação de 256 pontos contra 239 pontos, da equipe dos pares – caracterizada de pretos, que se consagrou vice-campeã. As duas equipes receberam um troféu de reconhecimento.

Publicidade

Ronaldo, líder da Equipe Vice Campeã recebe o trofeú

Houve ainda, o desfile para escolha do “Garoto e a Garota MJM, 2017”. Dezenas de alunas e alunos participaram da escolha do título e mostraram simpatia, charme, beleza, elegância e muito glamour na passarela montada para o concurso de beleza.

Ao final, a grande vencedora ao título de “Garota MJM 2017” foi a candidata, Karinny da Silva Alencar, que tem 12 anos, e estuda o 7º ano. Ela recebeu a faixa, das mãos da Garota MJM 2016, Maria Kariene, recebeu também um presente e um troféu.  Em segundo lugar ficou Shayanny da Conceição Alves, 14 anos, do 9º ano; e em terceiro, Emilly Shaienny do Nascimento, de 14 anos, do 9º ano.

Já o grande vencedor ao título de “Garoto MJM 2017” foi o candidato, Richardson Ramos Mendes, 16 anos, e estuda o 9º ano. Ele recebeu também uma faixa das mãos do Garoto MJM 2016, Francisco Leonardo – o Leozinho -, um presente e também um troféu.  Em segundo lugar, ficou Douglas Ramos da Silva, 14 anos, do 9º ano; e em terceiro, Luís Fernando Gomes e Luz, de 14 anos, do 9º ano.

A secretária municipal de Educação, Valdenia Silva, participou e apoiou a realização da VI Semana Cultural, e em sua fala durante o encerramento das ações, destacou o empenho da gestão do prefeito Márcio Alencar, da direção da escola, e toda equipe de professores e demais servidores, e parabenizou os alunos pelo talento. “Certamente esta será uma semana estudantil que ficará marcada para sempre no processo de formação dos nossos discentes. Depois disto, eles nunca mais serão mais os mesmos de antes. Um leque de conhecimentos, criatividades, emoções, amor e conhecimento nos tomou conta durante o período; o nosso muito obrigado ao diretor Bidunga, que é o percursor dessas semanas estudantis em Alegrete e a todos que estiveram fazendo deste momento um sucesso; contem sempre com o apoio da SME”, disse emocionada.

Estiveram prestigiando o encerramento, a vice-prefeita de Alegrete, Hermilinda Gomes; a secretária de Educação, Valdênia Silva, a supervisora municipal de Ensino, Jéssyka O’hara; o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa; a coordenadora do NASF, Maria das Brotas, a coordenadora local do programa ‘Novo Mais Educação’, Alzira Ramos, a secretária da Câmara de Vereadores e Coordenadora do Programa Criança Feliz, Lucilene Ramos,  dentre outros.

Também estiveram presentes a equipe MJM responsável pela realização: diretor José Sabino; coordenadora Leoneide Lusia Ramos Dantas, orientadora educacional Leilian Alencar; secretária Maria Josina; professores Anatália Araújo, Cristina Cleide, Edivaldo Ramos, Isadora Alencar, Jucileide Ramos, Liduína Maria, Marlene Alencar, Odair Lopes e Waldiney Barros; os monitores do ‘Novo Mais Educação’ Clebson Almeida Silva, Emanuela de Araujo, Fernanda Mirelly, Iara Clecia, Ismênia Viana, Joel Marins e Josye Alencar; os auxiliares de serviços diversos Antônio Ferreira, Francisca Bezerra, Francisca Maria da Silva, Maria de Fátima, Maria Nelucia e Mauro Roseno.

VEJA TODAS AS FOTOS ABAIXO:







Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS