Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete do Piauí realiza IV Seminário do PNAIC etapa 2017/2018

Publicado

em

Foi realizado em Alegrete do Piauí, na manhã de ontem (30), no Espaço Cultural, das 08:00 às 13:00 horas, o Seminário Municipal do Pacto Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, através da Secretaria de Educação, o Seminário reuniu gestores, coordenadores, diretores, educadores e alunos. Esse programa desenvolve diversas atividades lúdicas, interdisciplinares em sala de aula. No município de Alegrete a coordenadora do programa é a professora Lúcia Oliveira.

Diversos representantes da gestão municipal e educadores participaram do Seminário. Para compor a mesa de honra, foram chamados, Secretária de Educação (Valdênia Silva), Supervisora Geral de Ensino (Jessyka H´orara), Socorro Lira (Diretora), Antonia Cristianeide (representando as cordenações pedagógicas), Ivaneide do Nascimento (representando todos os professores do PNAIC), Eva Alencar (representando as professoras formadoras), Inspetora de Ensino Virginia Célia, representando o prefeito, Márcio Alencar (PT).

No momento das formações, a coordenadora local Lúcia Oliveira, falou sobre a educação infantil e direitos de aprendizagem. Já a professora e formadora local da educação infantil Cícera Bezerra, trabalhou com as temáticas das formações e com os resultados do ano de 2017. O momento também contou com apresentações culturais realizadas por alunos e professores das escolas do município.

A coordenadora do PNAIC do município de Alegrete do Piauí à Lúcia Oliveira destaca em sua fala que no município de Alegrete, assim como em todo país, tem acontecido à realidade de identificar que muitas crianças têm chegado ao final do 3º ano sem estarem plenamente alfabetizadas.

“Assim, o PNAIC surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninos e meninas, até o 3º ano do ciclo de alfabetização. O programa caracteriza-se por fazer um investimento sistemático nos seguintes eixos: Materiais Didáticos, Literatura, Tecnologias Educacionais Digitais, Avaliação, Controle e Mobilização Social, Formação Continuada de Professores e Gestão”, explicou à coordenadora.

Publicidade

Na ocasião a Secretária de Educação Valdênia Silva anunciou que a gestão conseguiu através do MEC a aquisição de uma Escola Padrão FNDE com 12 salas de aulas no Bairro Bela Vista, com educação integral e um ônibus escolar para a zona rural. Com os avanços, solicitou um olhar diferenciado para a educação.

“Que nós estejamos aqui com o coração prontos para ajudar, um olhar mais humanizado para as crianças, também para aquelas que necessitam da educação especial”, frisou a secretária.

A inspetora de ensino Virginia Célia, que na ocasião esteve no seminário representando o prefeito municipal Márcio Alencar, no momento de sua fala, solicitou que os educadores se empenhassem cada dia mais em sua profissão. “Vamos ter um olhar diferenciado, trabalhar com o coração, vamos honrar o trabalho, honrar as autoridades, Márcio tem feito um grande trabalho em prol da educação alegretense. O encontro foi muito proveitoso, precisamos construir o futuro e olhar o presente”, finalizou a inspetora de ensino.

Veja demais fotos!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS