Connect with us

Alegrete do Piauí

Prefeitura de Alegrete do Piauí realiza audiência pública e mostra compromisso e transparência nesses seis meses de gestão

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, realizou na noite desta terça-feira (03/10), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, uma audiência pública de prestação de contas dos seis primeiros meses da gestão, “Alegrete Continua Para Todos”, que tem à frente o jovem prefeito reeleito Márcio Willian Maia Alencar – o Marcinho- PT.

O evento reuniu representantes dos poderes públicos do município – Executivo e Legislativo -, secretários, líderes sindicais e de associações, e a população em geral que participaram deste momento transparente e de conhecimento sobre os atos públicos da gestão.

A audiência foi aberta pelo assessor jurídico e contábil da Prefeitura, Dr. Markony Nunes, que há 24 anos atua no TCE-PI e possui 14 anos de advocacia. Segundo ele a audiência pública é um instrumento de transparência que tem com o objetivo demonstrar o desempenho da execução orçamentária e financeira e avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o Orçamento Fiscal e Seguridade Social do Município, em atendimento ao disposto no art. 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em seguida, o renomado assessor contábil, apresentou o relatório fiscal do município referente ao 1º semestre de 2017, e trouxe dados como as receitas e despesas do município. Os dados mostram que, de janeiro a junho, o município recebeu menos recursos que o previsto, como também, teve uma despesa maior que o previsto na Lei Orçamentária Anual. Conforme o relatório, a principal fonte de receita é o FPM. Ao todo, em seis meses, Alegrete arrecadou cerca de 7.000.000. Os dados revelam, também, que o município não ultrapassou o limite constitucional de gastos com pessoal. Por outro lado, o município investiu bem mais que o exigido com Saúde, cujo índice é 15% e a gestão investiu 17,5%, e com a Educação, cujo mínimo é 25%.

Ao termino da audiência, o ex-prefeito e atual secretário de Administração, Edilton Alencar agradeceu as presenças de todos e reafirmou o compromisso do prefeito Márcio, – que não pode estar presente – de fazer uma gestão participativa e transparente. “Temos enfrentados muitas dificuldades em administrar o município, sobretudo com as constantes quedas do FPM, principal fonte de receitas; mas o prefeito Márcio Alencar, com sua firmeza e bravura tem feito muitas ações e administrado com zelo a Prefeitura de Alegrete”, disse.

Publicidade

A palavra foi facultada aos secretários, vereadores e público presentes. A secretária Janaína Alencar explanou acerca dos gastos que a saúde tem feito e mostrou que muito tem sido investido para aqueles que mais precisam dos serviços de saúde, que muitas vezes nem são de responsabilidade do município.

Os vereadores Claudio do Milton e Constâncio Ramos, também falaram durante a audiência e reafirmaram a contribuição do poder legislativo em trabalhar para que a administração flua e prossiga como está, cuidando do povo.

A acadêmica do curso de assistente social, Isadora Ramos, elogiou a gestão de Márcio pela inciativa e realização da audiência. “Márcio é um guerreiro, que ama esta terra e luta todos os dias para oferecer o melhor para seu povo”, afirmou.

Ao final, a vice-prefeita Hermilinda Gomes, fez uma avaliação positiva. “Quem participou dessa audiência teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que nós já realizamos em seis meses desse segundo mandato de Marcinho. O nosso compromisso é esse, trabalhar pelo nosso município, pelo povo de Alegrete; parabenizo a equipe técnica que está à frente, sem ela não teríamos tanto sucesso”, pontuou.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Hermilinda Gomes, o secretário de Administração, Edilton Alencar, o secretário de Cultura, Iago Sousa, a secretária de Saúde, Janaina Alencar, a secretária de Assistência Social, Adricia Sousa, o secretário de Agricultura, Manoel Filho, o secretário de Finanças, Jean Oliveira, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Leal, a secretária de Educação, Valdênia Silva, o procurador jurídico do município, Dr. José Keney, a Presidente da Comissão Permanente de Licitação, Sara Maia, o Controlador Interno, Luiz Humberto, a Auditora Interna, Cicera Paloma, o Gerente da PREV-ALE, George Oliveira, a Presidente do SINSERAL, Carleide Dias, a diretora da escola Antônia de Sousa Alencar, Corrinha, o diretor da Escola Maria Juceneuda Maia, Bidunga, os vereadores Seu Manel, Claudio do Milton, Constâncio Ramos, Bel Ramos, Lucemberg Alencar, Erasmo Araújo, Luís Carlos, e Mateus Vicente , dentre outros.

Veja mais fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS