Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete do Piauí realiza campanha de vacinação contra Influenza H1N1

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, na gestão do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando desde a última segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe).

Neste ano é a 22ª edição da campanha que prossegue até o dia 23 maio. Nesta primeira etapa o público prioritário são idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Atendendo a recomendações do Ministério da Saúde, buscando evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas, as vacinações estão sendo realizadas em locais estratégicos.

De acordo com a coordenadora de imunização, Francislene, a meta determinada pelo Ministério da Saúde para imunizar o público-alvo que são trabalhadores da saúde é de 72 pessoas. Até o momento, 52 já foram vacinados, o equivalente a 72,22 % de cobertura.

Para os idosos, a meta estipulada abrange 616 pessoas com idade a partir de sessenta anos, sendo que 183 idosos já receberam a vacina e corresponde a um percentual de imunização de 29,61%.

Publicidade

Em meio á pandemia do COVID-19, a fim de evitar que pessoas durante os dias de campanha corram riscos de contaminação, a equipe da saúde utiliza como estratégia a vacinação nas casas por rua e microáreas dos Agentes Comunitários de Saúde. “As equipes estão todas paramentadas com EPI`s. A secretária de Saúde Anna Carla e o gestor, o prefeito Márcio Alencar, fornecem todo o material e transporte para realizar a campanha”, disse a coordenadora.

A primeira microárea atendida foi no povoado Malhada Alta e Boa Vista, no dia 24, terça-feira, pertencente aos agentes de saúde Martinho e Luiz. A segunda área foi no dia 25, quarta-feira, na sede, que pertence a agente Genikarla. Nesta quinta-feira, 26, foram atendidos idosos da microárea da agente de saúde Silvani.

Os próximos atendimentos acontecem nesta sexta-feira (27), na microárea da agente Francilândia. No dia 28, próximo sábado serão vacinados idosos residentes na microárea pertencente à agente Lúcia. Na próxima segunda-feira, dia 30, serão imunizadas as pessoas residentes na microárea da agente Cosma.

De acordo com Ministério da Saúde, os púbicos-alvos são: idosos a partir dos 60 anos, crianças com 06 meses até 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias de parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos de pessoas portadoras de doenças não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens com idade de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta conforme o MS é de imunizar 67,6 milhões de pessoas ou 90% dos grupos elegíveis.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS