Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém reúne pais, professores e funcionários para discutir sobre retorno de aulas presenciais

Publicado

em

Com um plano preparado para atender os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí, reuniu pais de alunos, professores e funcionários para tratar sobre o retorno das aulas presenciais, através do ensino híbrido.

A Secretaria realizou uma série de reuniões, com o público-alvo acima citado, divididos em grupos e seguindo todas medidas de segurança biosanitárias devido à pandemia. Os encontros tiveram início na sexta-feira (30) e seguiram até terça-feira, 04 de maio.

As reuniões foram conduzidas pela secretária de Educação, Claudeci Ribeiro e por Edson Ribeiro, onde apresentaram para os presentes, o plano de retorno das aulas presenciais pelo sistema híbrido de ensino, quando foi reforçado para os pais, professores  e profissionais de apoio, sobre as medidas preventivas e de segurança contidas no protocolo adotado, além de uma conscientização sobre a necessidade de trabalhar a parceria escola e família, bem como esclarecer dúvidas e ouvir sugestões sobre a retomada das aulas presenciais no modelo híbrido.

Edson Ribeiro explicou que o retorno das aulas será escalonado, e que cada ano escolar será dividido em turmas de 10 alunos onde estarão vindo para o colégio e ao adentrarem terão toda a segurança, com tapete sanitizante, com aplicação de álcool e aferição  de temperatura.

“Todos os pais estão assinando um termo de compromisso, onde se responsabilizam pelas normas de ensino e as normas de segurança biosanitárias, estão sendo orientados sobre a forma de funcionamento das aulas presenciais e estão sendo convidados a ser parceiros da escola”, acrescentou.

Publicidade

Ele ainda reforçou sobre a importância da parceria dos pais com a escola. “Temos visto nos últimos tempos que tem havido um distanciamento cada vez maior da família no processo educacional de seus filhos e precisamos dessa parceria com a família, estamos inclusive, pedindo aos pais que venham até a porta da escola trazer seus filhos e buscar para que o mesmo processo de segurança biosanitária que ocorre dentro da escola seja garantido no trajeto da escola a residência do aluno e que estes possam  estar protegidas sem  nenhum prejuízo para o seu processo educacional”, relatou.

A secretária Cláudia como é mais conhecida, informou que todas as medidas de segurança serão adotadas para o retorno das aulas presenciais. “Ainda não temos uma data definida para o retorno, nesse momento estamos nos preparando para oferecer todo suporte para que alunos estejam seguros na escola. Nosso plano é iniciar as aulas no formato híbrida, ou seja terão aulas presenciais dois dias por semana, com alunos alternados, em sistema de rodízio, com grupos distintos de alunos pré-selecionados (Grupo A e B). As aulas online continuam e se der certo o sistema híbrido a gente, consequentemente, nos meses seguintes aumenta os dias de aulas presenciais”, explicou a gestora.

Ela informou ainda que as escolas estão sendo adequadas para receber os alunos com segurança. “A Educação em parceria com Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde montou um protocolo de medidas e fez a aquisição de todo o material necessário. Está sendo implantado totens aspersores de álcool gel, instalação de pias e reservatórios para higienização e de  dispenser de álcool gel para paredes,  bem como a aquisição de máscaras faciais dupla camada para servidores e alunos, aquisição de termômetros infravermelhos, de  tapetes sanitizantes, de  sabão\sabonete líquidos, viseiras, bota, aventais, dentre outros”, relatou.

A secretária de Educação fez uma avalição positiva das reuniões e afirmou que a maioria dos pais são a favor do retorno das aulas presenciais.  “A reunião foi bastante proveitosa, onde a maioria dos pais, embora receosos com a situação da Covid em nossa região, mediante a forma de oferta das aulas presencias que foi exposta, onde todo o protocolo de covid será seguido à risca, estes afirmaram se sentirem mais seguros para enviar seus filhos”, finalizou Cláudia.

Elieuda  Francisca, mãe de quatro alunos – Wendel Henrique de 13 anos, Maria Vitória de 11 anos, Francisca  Vitória, de 11 anos e Eduarda Silva de 9 anos, afirmou que diante da forma como foi repassado os protocolos que serão adotados, o retorno é seguro e que vai assinar autorizando que seus filhos participem das aulas presenciais.

Publicidade

“Achei as medidas seguras e vou assinar sim para meus filhos voltarem a estudar no formato presencial”, afirmou ela, que  ainda citou sobre as dificuldades do ensino remoto. “Meus filhos não estão aprendendo como deveriam, está muito difícil, além do que é um celular só para os quatro estudarem e  não tenho condição de pagar um reforço escolar, então eu é quem ensino,  as notas deles são boas,  vem dando certo, mas nem se compara com as aulas presenciais, então sou a favor do retorno sim”, disse.

O pai da aluna Buena Carvalho Lacerda, que estuda o 9º ano,  Tarcilandio de Lacerda Leite, disse que veio participar da reunião com a ideia de não autorizar o retorno de sua filha para a escola, mas mudou sua opinião.

“Eu não ia assinar a favor do retorno das  aulas presenciais, mas depois da reunião, que foi muito importante para tirar as dúvidas, mudei de ideia e agora abrir a minha mente, e mediante todas as medidas de segurança repassadas, acredito que a escola está oferecendo todos os recursos  que tem para garantir a segurança do aluno, então vou assinar a favor, até porque a aprendizagem presencial é completamente diferente do ensino remoto, então vou a aceitar que minha filha participe das aulas presenciais”, afirmou.

Clique aqui e veja o protocolo específico de prevenção!

Ele informou ainda que a filha estuda pelo celular, e que ela assiste as aulas, faz as atividades e os professores dão todo o suporte, mas que mesmo assim, ele  acompanha de perto os estudos da  filha e percebe que a aprendizagem não é a mesma.

Publicidade

Durante o encontro os participantes puderam tirar dúvidas, fazer questionamentos e dar sugestões. Após a reunião com pais, eles assinaram um termo autorizando ou não o retorno de seus filhos para a sala de aula, no formato híbrido.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS