Connect with us

Belém do Piauí

Reisado, uma cultura viva que leva alegria e diversão às famílias

Publicado

em

Nos meses de dezembro e janeiro, o Reisado, uma manifestação cultural, religiosa e festiva, classificada, no Brasil, como folclore, leva alegria e diversão para as famílias. Na região do histórico município de Jaicós, essa tradição se mantém viva há décadas e é repassada de geração em geração. A manifestação popular celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém.

A reportagem do portal Cidades na Net foi até a comunidade Caiçara, zona rural do município de Campo Grande do Piauí, e acompanhou a apresentação de um dos vários grupos, denominado “Os Brothers do Oriente”.

A apresentação aconteceu na residência do casal Isac Rocha e Tarcila Luz, que, num gesto de apoio e incentivo à cultura popular, anualmente abrem as portas da casa para receber os amigos, vizinhos, convidados e o grupo de Reisado. A apresentação foi prestigiada por cerca de 100 pessoas.

A apresentação começa na porta da residência, quando o grupo pede licença ao dono da casa para entrar cantando uma das várias músicas do Reisado, que diz: “Meus senhor dono da casa, abre a porta e acende a luz, abre a porta e acende a luz, em nome de Jesus”.


Veja, em vídeo, o resumo da apresentação:

Publicidade


Em seguida, a dupla de caretas inicia a apresentação no salão, acompanhados pela sanfona e sendo recepcionados pelos donos da casa. Eles se apresentam e dizem o objetivo da visita. A apresentação mistura passos e danças, a participação de figuras, personagens tipos humanos ou animais e seres fantásticos humanizados, cheios de energia, como a burra, o boi do oriente, a moça, o negro, pássaro, o babau e o lobisomem. Um dos principais e mais esperados da apresentação é o velho, que permanece em cena por quase todo o Reisado, conta piada, canta, dança e interage com o público de forma engraçada.

Toda a apresentação dura cerca de 1h30 minutos e exige preparo físico dos integrantes. Segundo João Capristano Luz Leal, o Joãozinho, que é líder do grupo, por noite, eles fazem até três apresentações. A temporada teve início no dia 23 de dezembro de 2017 e prosseguirá até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis. Ao final, serão realizadas 32 duas apresentações nos municípios de Belém do Piauí, Padre Marcos, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Jaicós e Alegrete do Piauí.

No encerramento, próximo sábado, dia 06, acontecerá, além do Reisado, uma festa na Escola do Cedro, na comunidade Mundo Novo, interior de Belém do Piauí, animada pelo grupo musical liderado por Joãozinho. O evento é uma tradição e anualmente reúne um grande público.

Joãozinho, que é músico e professor, conta que dançou reisado por 11 anos. Com o anúncio do fim do grupo que fazia parte, ele decidiu comprar as figuras e ter o seu próprio grupo, mantendo viva a cultura. Nessa nova etapa, já são 14 anos de estrada. “É uma tradição familiar. Meu avô e meu pai dançaram reisado. Eu sou da terceira geração. É cansativo, a gente as vezes pensa em parar, mas quando chega o tempo, a paixão pela cultura fala mais alto. […] Sou muito feliz em fazer parte dessa história”, disse.

Publicidade

Na região existem outros quatro grupos de Reisado. Aos 41 anos de idade, Francinácio Leal, é o mais antigo dos caretas. Ele conta que começou a dançar aos 13 anos, em 1990. “Esse ano faz 28 anos que eu danço reisado. É uma paixão. Eu valorizo a cultura e a de Reis é que gosto mais”, disse, dirigindo agradecimentos a Deus pela saúde e vigor físico para participar das apresentações.

Francinácio agradeceu a todas as pessoas que abrem as portas das suas casas para receberem os Reisados, como também, as pessoas que saem de duas casas para assistirem e prestigiarem as apresentações. “É gratificante quando a gente chega numa casa e encontra muita gente. Aqui na nossa região o povo gosta. O Reisado é uma festa que reúne os vizinhos e os amigos”, disse.

VEJA FOTOS:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS