Connect with us

MUNICÍPIOS

Conheça a trajetória do vice-prefeito morto semana passada no Piauí

Publicado

em

Era um grande ‘proseador’ o Jesus Pescador. Prosas e causos que agora só serão ouvidas nas recordações de quem teve o prazer de conversar com ele. Faleceu jovem o vice-prefeito de São João do Piauí, 49 anos. Foi sepultado na manhã de quinta-feira (03) depois da missa de corpo presente e de solenidades de homenagem na Câmara. A causa da precoce partida: uma parada cardíaca durante internação ocasionada pela luta contra insuficiência renal.

Assumindo o cargo de vice-prefeito. Foto:ascom/Pref.São João do Piauí

 Família e trabalho

Natural do município de Gervásio Oliveira, antigo Mata-Pasto, José de Jesus, o terceiro dos 07 filhos de Odete Oliveira Cavalcante e José Dias Cavalcante, nasceu no dia . Teve 4 filhos: Valdano, 29, Roney, 26 e Caio, 20, do primeiro casamento, e Noelia, 06, do segundo casamento.

Jesus e RejaneDias durante campanha Foto: Ascom

Jesus possuía um tino comercial que usou bem durante sua vida. Em São Paulo trabalhou como pizzaiolo e também como camelô na 25 de Março, famosa rua comercial paulista. Foi comerciante na cidade de Araxá, Minas Gerais, e em São João do Piauí, onde manteve uma empresa no ramo de pesca. Atualmente era presidente da Colônia de Pescadores Z16 e vice-prefeito de São João do Piauí.

Pescador?

Publicidade

Conhecido como Jesus Pescador, era muito indagado sobre a origem do apelido. O próprio, com o bom humor que sempre trazia consigo, me explicou uma vez: “Eu gosto muito de pescar, já caminhei muito até a barragem só pra pescar. Então foram me chamando de Jesus Pescador. Aí me perguntam ‘ora mas você não é pescador’ e eu respondo ‘ora mais meu pai não é policial e ainda hoje chamam o homem de Zé Polícia’”, explicação seguida de risos, dele e dos que ouviam sua maneira bem humorada de explicar as coisas.

A paixão pela pesca era tão forte que lutou pela causa dos que praticam e dos que vivem dela. Foi ele o fundador da Colônia de Pescadores Z-16, de São João do Piauí, que conta hoje com cadastrados dos municípios vizinhos, incluindo São Raimundo Nonato e Simplício Mendes, com mais de 500 filiados.

Também me lembro da frase que ele costumava usar como incentivo a quem iria enfrentar uma luta, iniciar um projeto: “Bote quente meu jovem!”

Foto: arquivo pessoal

“Ele chamava Curimatá de ‘cruma’. Ele falava ‘vou na barragem pegar umas crumas’”, relembrou o irmão José Valto Cavalcante. “Olhe a fisionomia dele, ele ficava muito feliz quando estava pescando”, completou ao contemplar uma foto do irmão com o peixe em mãos numa pescaria.

Vida política

Publicidade

José Valto relembra a trajetória e os sonhos do irmão. “Ele não almejava um posto específico, gostava da política e de servir e ajudar as pessoas. Meu irmão era um homem muito inteligente. Só estudou até a sexta série do ensino fundamental e mesmo assim teve uma história de vida cheia de realizações”, destacou.

Jesus Pescador durante campanha exitosa de 2012 Foto: Ascom

Jesus começou na política como candidato a vereador em 2008. Em 2014 concorreu na chapa principal da executiva municipal, tendo Gil Carlos Modesto como candidato a prefeito e ele, Jesus Pescador, como vice. A vitória marcou uma nova fase da história daquele município, que até então era comandado há 54 anos pela mesma família. Jesus faz parte dessa conquista.

 

Corpo também foi velado na Colônia de Pescadores.Foto: ascom Pref/São João do Piauí

O maior legado

“Na minha opinião ele era um sonhador que ainda acreditava que o ser humano tem jeito. Era um homem honesto, que vivia além do seu tempo, pensava sempre à frente. Vai deixar saudades, mas também lições e um grande exemplo de vida”, finalizou José Valto. Seu exemplo e sua história são, sem dúvida, o maior legado que deixou.

Publicidade

 

Fonte: Capital Teresina

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS