Connect with us

DESTAQUES

Em Francisco Macedo, III Feira de Conhecimento é destaque com apresentações dos estudantes; fotos

Publicado

em

Durante as turnos da manhã e tarde desta sexta-feira (07), aconteceu a III Feira de Conhecimento no prédio das Unidades Escolares Joaquim Antão de Carvalho e Eleuza Maria de Alencar.

O evento foi aberto ao público e abordou os temas “O Lúdico como Instrumento Facilitador no Processo de Aprendizagem” e “A Comunicação Conecta o Mundo”.

Ao longo do dia, diversas pessoas realizaram visitas nas turmas das escolas, onde prontamente os alunos explicavam temáticas acerca de assuntos relevantes, como tecnologia, alimentos, história, emancipação política, pontos turisticos da cidade e, ainda, brincadeiras de cunho pedagógico.

Todas as salas da escola estavam bem ornamentadas com cores, bonecos, miniaturas e decorações que encheram os olhos daqueles que acompanhavam o evento.

A III Feira de Conhecimento incentivou o estudo e a cordialidade de cada aluno do 1° ao 9° ano, pois ao chegar nas turmas, as pessoas eram bem recepcionadas e recebiam ótimas explicações dos temas em questão pelos próprios estudantes.

Alunos de outras escolas do municipio também prestigiaram o evento, exemplo disso foi a Escola Abílio José de Almeida, do povoado Retiro, e a Unidade Escolar Estadual Maria Neusa de Sousa.

Publicidade

Entrevistas

A secretária de Educação, Reneuda Maria, esteve presente no evento, contou o sentimento em ver as apresentações frisou o avanço na educação municipal.

“Estamos aqui neste evento maravilhoso que proporciona inúmeros benefícios aos nossos alunos, onde eles apresentaram várias temáticas para os visitantes. O meu coração enche de orgulho em ver cada aluno se dedicando, fazendo com que este momento se torne ainda mais especial. A nossa educação está no caminho certo. Gostaria de destacar, ainda, a parceria que fizemos recentemente com uma psicopedagoga para auxiliar aos alunos com déficit de aprendizagem e necessidades especiais. Então tudo isso é um desenvolvimento e creio que a educação do nosso município vai melhorarem a cada dia” frisou.

O diretor da Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, Lindomar, destaca a importância da promoção da III Feira de Conhecimento na aprendizagem dos estudantes.

Gostaria de agradecer a Deus pelo dom da vida pela e oportunidade de estarmos realizando a nossa III Feira de Conhecimento e em nome de todos os que fazem a Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, agradeço a todos os professores, coordenadora, todos os funcionários e principalmente aos alunos que se esforçaram e contribuíram para a realização dessa feira. Sabemos que a prática docente é fundamental para a construção do conhecimento. As atividades multidisciplinares destacam as práticas pedagógicas de pesquisa, a coletividade e as ações internalizam no educando os conceitos pressupostos no currículo de todas as disciplinas, levando-os a refletir sobre a importância da participação dos mesmos. O projeto estimula a introdução de atividades mais dinâmicas na relação Ensino-Aprendizagem em que educandos e educadores interagem num processo permanente, criando oportunidade para os diferentes caminhos da aprendizagem. Gostaria também de agradecer a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação pelo apoio ao nosso projeto”, disse.

Erivan é diretor da Escola Joaquim Antão de Carvalho. Ele agradece a todos os apoios que uniram esforços para que o evento acontecesse.

“Quero agradecer primeiramente a Deus porque sem ele nós não somos nada, por está realizando a terceira feira de conhecimento. Agradecer também a gestão municipal na pessoa da secretária Reneuda pelo apoio incondicional que tem dado as nossas instituições de ensino. Agradecer também a minha equipe, coordenadora, secretária, professores que desde o início vinha se  empenhado e se dedicando ao máximo para que esse evento pudesse ser realizado com tanto brilho. Agradeço aos nossos alunos pela participação e toda a comunidade escolar, pois é em momentos como este que nosso trabalho fica visível aos olhos da comunidade em geral, e por fim, gratidão a Deus por estar a frente da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho em um momento histórico como este. Muito obrigado a todos os envolvidos e parabéns pelo brilhante trabalho”, finalizou agradecendo.

O vice-prefeito de Francisco Macedo, Odair Lopes, acompanhou o evento e parabeniza a todos os envolvidos que realizaram a feira de conhecimento.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos; diretores, coordenadores, professores, secretários, funcionários e todos os alunos, porque realmente é uma atividade muito interessante e são os alunos colocando na prática tudo aquilo que eles aprendem no dia a dia em sala de aula, mostrando as riquezas, as belezas do nosso município, sobre a história do município, atividades de matemática, língua portuguesa, enfim, de todas as disciplinas. É assim que faz a educação, não só com a rotina do dia a dia, mas promovendo um evento como esse para que os alunos desenvolvam sua criatividade, podendo aprender cada vez mais e assim crescer e ter futuro brilhante. Parabenizar a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação também pelo apoio prestado”, disse.

O professor de matemática, Luiz Araújo, fala sobre a temática que sua turma explicou e a importância da tecnologia no meio matemático.

“A história da matemática apresentam um resumo sobre sua utilidade, uma vez que tudo que usamos precisamos da matemática seja qual for a situação. Também foi contado a origem desde as antigas civilizações. Hoje além da matemática básica, utilizamos a tecnologia ao nosso favor e isso tem facilitado o ensino. Estamos felizes com o empenho e a participação de todos nesse maravilhoso evento. O uso da tecnologia é indispensável, por isso além do ensino tradicional, usamos constantemente a tecnologia para melhor nos comunicarmos no mundo matemático”, explicou.

Mário Jorge é aluno do 7º ano da U.E. Eleuza Maria de Alencar e conta o que achou da III Feira de Conhecimento.

“Essa feira de conhecimento é muito importante para que as pessoas aprendam mais a respeito do que está sendo tratado. Eu estou apresentando sobre “Os cuidados que devemos ter com o uso do celular”, e muitas pessoas hoje em dia usam tanto o celular que elas ficam desnorteadas, ansiosas. Vemos que é muito comum isso acontecer, mas essa feira de conhecimento serve como alerta para que a gente se atente a isso, para que venhamos usar da forma correta e não perdermos o contato social com as pessoas”, afirmou Mário Jorge.

No final das apresentações, tanto no turno da manhã quanto na tarde, foi ofertado um lanche para todos os presentes.

Veja mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS