Connect with us

Fronteiras

FRONTEIRAS | Social realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras, sob a administração do prefeito Eudes Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, na pessoa da secretária Eudina Ribeiro, promoveu no dia 09 de outubro, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A conferência, que abordou o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, foi realizada na sede do CRAS.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Eudes Ribeiro, a primeira-dama e secretária de Educação, Zildenia Maria Ribeiro, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Eudina Ribeiro, a secretaria de Agricultura, Maria do Carmo, o presidente do Sindicato Rural do Município, Norberto Ângelo, a secretaria da Juventude, Maria Alice, o secretário de Saúde, Dr. Antonio Neto, a secretária de Cultura, Maria da Conceição, os adolescentes do NUCA, representantes do Selo Unicef, representantes da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, funcionários da secretaria de Assistência Social, professores, além da comunidade em geral.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância dos produtores rurais e mencionou que a administração está empenhada em fortalecer suas atividades, visando uma maior renda familiar.

“Nossos planos de buscar projetos que visem aprimorar ainda mais as condições de vida dos nossos produtores rurais, nossa administração reconhece a importância desses profissionais para o desenvolvimento do nosso município e estamos empenhados em fortalecer suas atividades, resultando em uma maior renda familiar, sabemos que uma das preocupações dos produtores rurais é garantir uma alimentação saudável e de qualidade para suas famílias, por isso, também estamos focados em melhorar a oferta de uma boa alimentação nas escolas municipais, acreditamos que uma alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças, além de contribuir para a formação de hábitos saudáveis desde cedo, a segurança alimentar e nutricional é uma prioridade da nossa gestão, e estamos empenhados em garantir que todas as famílias de nosso município tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Eudina Ribeiro, compartilhou os avanços que estão realizando em relação à segurança alimentar e nutricional.

“Entendemos que é fundamental garantir que todas as famílias tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade, para isso, estamos implementando ações assistenciais diárias, por meio de feiras, que oferecem produtos frescos e nutritivos aos moradores das localidades rurais, essas feiras têm sido um sucesso, proporcionando acesso a alimentos de qualidade e contribuindo para fortalecer a renda dos produtores locais,  além disso, estamos dedicados a cuidar do cardápio oferecido às nossas crianças no CRAS, contamos com a supervisão de um nutricionista para garantir que nossos pequenos tenham uma alimentação balanceada e saborosa, também estamos oferecendo oficinas para aprimorar a qualidade dos produtos locais”, enfatizou.

A palestrante e nutricionista, Kassandra, enfatizou a importância de uma alimentação segura e nutricional, sempre considerando a saúde física e mental das pessoas. Destacou que é necessário um trabalho intersetorial e a participação ativa da sociedade para promover a segurança alimentar.

Publicidade

Foram discutidos três eixos temáticos durante a conferência: determinantes e Macrodesafios para a Autoridade e Segurança Alimentar e Nutricional, Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada, e Democracia e Participação Social. Onde foram discutidos em grupos e logo em seguida cada grupo apresentou um relatório.

Na ocasião, a secretária de Cultura, Maria da Conceição, ressaltou a importância da agricultura familiar.

“Reconhecemos o papel crucial que os agricultores familiares desempenham na garantia de alimentos de qualidade em nossas mesas, a agricultura familiar é um pilar fundamental em nossa comunidade, pois esses produtores locais cultivam uma grande variedade de alimentos frescos, saudáveis e nutritivos, a produção agrícola familiar não se limita apenas à oferta de alimentos, mas também desempenha um papel significativo no fortalecimento da economia local, gerando empregos e renda para as famílias que vivem do campo, ao incentivar e apoiar esses agricultores, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade como um todo. Além disso, está intimamente ligada à promoção da segurança alimentar e nutricional, pois contém uma grande variedade de alimentos saudáveis e locais”, salientou.

O presidente do Sindicato Rural, Norberto Ângelo, mencionou a parceria entre municípios e o SEBRAE, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

A conferência foi considerada produtiva com participação efetiva e demonstrando o compromisso da gestão com a alimentação da população e agora estão sendo preparados os delegados e suplentes para a conferência municipal que acontecerá em breve.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS