Connect with us

DESTAQUES

Com mais de 700 animais, Exposição de Jacobina se torna a maior e foca em comercialização

Publicado

em

Os números da Ovinocaprishow 2023 superaram as expectativas da organização e fizeram desta edição a maior da história do município e uma das maiores do Piauí.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Agricultura, 714 animais de diversas raças estão nas baias em exposição, para comercialização e participação dos concursos.

“Uma quantidade bem expressiva e de raças variadas como Berganês, Dorper, Santa Inês, Anglo-Nubiana e Boer, um fator que enriquece ainda mais o evento e contribui para o melhoramento do rebanho local. Possibilita aos criadores locais o conhecimento de diferentes raças, e através desse contato, permite que ele melhore geneticamente o seu rebanho.”, disse.  

Jeferson Coelho, de Dormentes, Pernambuco, trouxe para exposição animais de uma raça de ovinos pouco comum, Suffolk. “São animais de grande porte que são utilizados para o melhoramento genético na área da carcaça. As pessoas estão conhecendo essa raça agora. Eu tô participando das feiras justamente para mostrar o que o Suffolk é capaz de fazer.”, explicou ele.

Um dos animais expostos por Jeferson pesava 160 quilos e custou mais de 10 mil reais.

Concurso

Como parte da programação da Ovinocaprishow, acontecem os concursos de animais. Ao todo, como forma de incentivo e apoio aos expositores, a Prefeitura de Jacobina do Piauí vai distribuir 35 mil reais em premiação.

Publicidade

Os concursos foram distribuídos em categorias, por raças – Berganês, Dorper, Santa Inês, Anglo-Nubiana e Boer.

Raimundo Pereira, da Fazenda Pereiro, situada no município de Dormentes-PE, teve seus três animais Rebanho Gitirana premiados no concurso da raça Anglo-Nubiana.

Depois de pegar três pódios, o criador comemorou o resultado. “É uma alegria estar aqui em Jacobina participando dessa grande festa. A gente vem de Pernambuco, viaja o Piauí e a Bahia, tem rodado o sertão Nordestino participando e sendo premiados nos concursos das raças que a gente tem, uma raça que está sendo bem valorizado.”, disse.

Feira completa

A Ovinocaprishow tem uma programação diversificada, reunindo num grande complexo diversas atividades, desde a feira da agricultura familiar, shows com artistas de renome nacional, workshop de gastronomia e oficinas de capacitação como foco em inseminação artificial, escrituração zootécnica e o uso de novas tecnologias para a modernização da atividade, dentre outros temas.

A UFPI trouxe ao evento um grupo de extensão em ovino e caprinocultura do Piauí, o GECOV, formado por seis professores de diversas áreas, desde a nutricional a reprodutiva.

Em parceria com a UESPI, o IFPI e empresas privadas de Teresina, realizou workshop e oficinas de reprodução, inseminação artificial, de alimentação e sanidade, exame andrológico, e apresentou novas alternativas com o uso de tecnologia.

Comercialização

O intercâmbio entre criadores de Jacobina, de outros municípios e estados, principalmente, após a realização da primeira edição da Ovinocaprishow, no ao de 2017, tem contribuído para o desenvolvimento do setor agropecuário e o melhoramento do rebanho de ovinos e caprinos.

Publicidade

Hoje, o município se destaca a nível de estado por ter o maior rebanho de ovinos do Piauí, segundo dados do IBGE, com cerca de 66 mil animais. A cadeia produtiva se tornou uma das principais fontes de renda da população do campo.

Segundo o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, tendo em vista que o melhoramento do rebanho já é uma realidade, o foco agora é, também, a questão comercial. O objetivo é fechar o círculo produtivo, que parte da produção animal com qualidade e encerra com a venda do animal com o preço justo.

“A nossa feira está acontecendo ano após ano como foi sonhada e projetada. Conseguimos conscientizar os produtores, melhoramos e aumentamos o rebanho, e hoje é uma referência. A Ovinocaprishow se tornou uma das maiores do Piauí, e cada vez mais vamos lutar para que ela continue crescendo e chegue ao que a gente almeja, que é a comercialização.”, disse GD.

O gestor expressou a sua alegria em ver a quantidade e a qualidade de animais, em ver a agricultura familiar mostrando seu potencial, os criadores de Jacobina, de outros municípios e até de outros estados participando, buscando conhecimento e a troca de experiência.

O prefeito Rafael Cavalcanti, de Dormentes, no Pernambuco, cidade que também promove uma grande exposição, participou da Ovinocaprishow ao lado do prefeito GD, do vice-prefeito Valderlei Carvalho, da prefeita Maria José (de Santana do Piauí) e do prefeito Tairo Mesquita (de Santo Inácio).

O evento

A Ovinocaprishow é uma exposição e feira agropecuária promovida pela Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e em parceria com a Associação de Ovinos e Caprinos de Jacobina, a ASCOBINA, e que também conta com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Turismo, do deputado Pablo Santos, e da iniciativa privada.

Realizado há sete anos, o evento é considerado um dos maiores do segmento no interior do Piauí. Dentre os principais objetivos do evento estão fomentar a economia local, valorizar o agronegócio, sensibilizar os criadores para a adoção e implantação de novas tecnologias no desenvolvimento de suas atividades, a promover melhoramento genético dos animais e firmar parcerias para a comercialização destes.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS