Connect with us

DESTAQUES

Ovinocaprishow encerra com cavalgada e sorteio de moto entre vaqueiros; ‘Foi sucesso absoluto’, avalia prefeito

Publicado

em

A 7ª edição da feira agropecuária de Jacobina do Piauí, a Ovinocaprishow, encerrou neste domingo, 16 de julho, com uma com um momento de homenagem ao vaqueiro, uma das figuras mais representativas do Nordeste brasileiro.

O evento reuniu um expressivo número de pessoas, dentre vaqueiros e admiradores, em um ato de valorização e reconhecimento ao papel histórico exercido pelo vaqueiro e o homem do campo, e de preservação da cultura popular.

Esse é o quinto ano da cavalgada, que a cada ano ganha novos adeptos e cresce em número de participantes. O prefeito de Caridade do Piauí e presidente da Associação Piauiense de Municípios, Toninho de Caridade, e o prefeito Milton Rodrigues (de Floresta do Piauí), estiveram presentes.

A programação iniciou ainda pela manhã na zona rural do município, com a concentração dos vaqueiros, almoço comunitário, aboios e muito forró pé de serra.

De lá, o público seguiu para a cidade. Os carros e motos foram à frente, e logo atrás, uma grande cavalgada. Segundo a organização, foram contados mais de 700 cavalos.

Na cidade, no complexo do parque de exposição, foi celebrada uma missa em ação de graças aos vaqueiros e de agradecimento diante do sucesso e a tranquilidade com que aconteceu a Ovinocaprishow.

Lá também aconteceu o sorteio de dezenas prêmios para os vaqueiros. Segundo a organização, como forma de incentivo, foram distribuídos 18 mil reais em premiação. Eram acessórios para proteção do vaqueiro e o animal, como perneiras, estribos, luvas, peitoral, chicotes, perneiras, colete, gibãos e esporas.

Com 94 anos, Manoel Francisco de Carvalho, seu Nezinho da Baixa Verde, como é popularmente conhecido, deu exemplo de vitalidade ao participar da cavalgada montado e paramentado.

Ele foi premiado como o vaqueiro mais idoso presente na cavalgada.

O principal prêmio foi uma motocicleta modelo Honda Pop 110, zero quilômetro.   

O ganhador foi Wagner Sousa Carvalho, morador da cidade de Jacobina, que trabalha como operador de máquinas, é adepto e admirador da cultura do vaqueiro, e participou da cavalgada com o cavalo emprestado por um amigo.

Publicidade

“Tô feliz demais. Além de participar da cavalgada com os amigos, no final ainda ganhar uma moto.”, disse o ganhador. Wagner disse que é um admirador do vaqueiro, gosta de cavalgas e costuma participar.

O prêmio foi entregue pelo prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, ao lado do vice-prefeito Vaderlei Carvalho.

Em entrevista, o prefeito GD falou sobre a Ovinocaprishow e afirmou que a 7ª edição foi um sucesso e o sentimento é de gratidão. “O momento é de muita felicidade, de gratidão a Deus, a todos que trabalharam na organização e a todos que participaram da nossa 7ª Ovinocaprishow. Estamos aqui finalizando um evento dessa proporção onde tudo o ocorreu em paz.”, disse.

GD fez uma avaliação positiva da feira, considerando vários aspectos. Segundo ele, a Ovinocaprishow deu um grande salto.

“Hoje, Jacobina tem uma das maiores feiras do Piauí. Foram mais de setecentos animais de qualidade sendo expostos e à venda, um espaço para comercialização, troca de experiências, aprendizado. A feira foi um sucesso, também, em termos de atrações artísticas. As festas, eu acho que entraram pra história da nossa região. A sexta com Murilo Huff, no sábado com Raça Negra. Tivemos o maior público das festas na história de Jacobina. Foi algo vai ficar na memória e na história.”

Segundo o prefeito, a estimativa é que cerca de 40 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nesses três dias de evento. “Estamos encerrando, e para nós da organização, o momento de felicidade em ver que finalizando em paz, com tudo positivo, acima do que a gente esperou, e com a certeza de vamos crescer e melhorar ainda mais. Na próxima Ovinocaprishow nós vamos colher os frutos do que foi plantado nesta.”

Após as premiações, no espaço festa aconteceram os últimos shows da feira agropecuária. Passaram pelo palco os artistas Francis dos Teclados, Janelson Estilizado, Gleison Sanfoneiro, Cristian Ribeiro e Lamark Macedo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS