Connect with us

Jaicós

Câmara aprova e deputada Iracema Portella receberá Título de Cidadania Jaicoense

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou por unanimidade, em sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 23, o Projeto de Resolução nº 03/2017, que concede Título de Cidadania Jaicoense à deputada federal Iracema Maria Portella Nunes Nogueira Lima – Progressistas.

O Projeto foi proposto pela vereadora Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha – Progressistas, e subscrito pelos vereadores Antônio Robert – PSB, Benedito Alencar – MDB, Jessé Gonçalo – PSC, João Bosco – MDB, Divino Macedo – PSB, Ednaldo – PSB, Márcio Crisanto – PROS, e Oziana Oliveira – PSD, e considera os relevantes serviços prestados pela deputada à comunidade jaicoense.

De acordo com o texto aprovado, a outorga do Título se dará em sessão soleneem data a ser marcada pela homenageada, após comunicação feita pela Secretaria da Câmara Municipal. O Projeto autoriza o presidente da Casa a utilizar os recursos previstos no orçamento do Poder Legislativo para atender as despesas com a solenidade.

Veja a justificativa da autora:

Iracema Portella e a terceira mulher piauiense a ocupar a cadeira na Câmara Federal. Reelegeu-se deputada federal para o segundo mandato com expressivos 121.121 votos, a terceira mais votada do estado. É natural da cidade de Teresina, Piauí, filha do ex-governador e ex-senador Lucídio Portela e da ex-deputada da constituinte, Mirian Nogueira. Iracema formou-se em Letras, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), é casada com Senador Ciro Nogueira e mãe de três filhas.

Publicidade

Desde que assumiu seu mandato, tem atuado à frente de Comissões de grande expressão nacional: Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Comissão Parlamentar de Inquérito – Turismo Sexual e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Comissão Especial pela Primeira Infância, além da CPI da Violência Contra a Mulher e Comissão Permanente de Seguridade Social e Família. Nesta nova legislatura (55ª) assumiu além da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, a titularidade da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher e CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres.

Até o primeiro semestre do corrente, ano a deputada já apresentou na Câmara dos Deputados 27 projetos de lei, 33 requerimentos e 15 indicações. Integra importantes frentes parlamentares como Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde, Defesa dos Aposentados e Pensionistas, Defesa da Biblioteca Pública, além da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à AIDS, Defesa da Polícia Rodoviária Federal, entre outras.

Iracema destinou emendas parlamentares para o município de Jaicós para Requalificação das Unidades Básicas de Saúde e construção de poço tubular na localidade de Santana. Iracema sempre olhou para Jaicós com bons olhos, destinado a emendas a fim de trazer benefícios para o nosso município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS