Connect with us

Jaicós

Câmara aprova inclusão do Festival de Violeiros no calendário de eventos de Jaicós

Publicado

em

De autoria do vereador José Reis de Sousa, o Zé Reis, o projeto que inclui o Festival de Violeiros calendário de eventos culturais do município de Jaicós, foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaicós.

Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto, durante a 74ª Sessão Ordinária do Legislativo Jaicoense, realizada na manhã desta sexta-feira, 30 de junho.

O autor do projeto, Zé Reis, justificou que a arte merece ser reconhecida. “Entendida como uma modalidade poética oral e improvisada, com regras fixas e modalidades, e acompanhada pelo som da viola por violeiros que duelam, a cantoria de improviso está presente no solo nordestino há tempo suficiente para ser reconhecida como um elemento da representatividade no município de Jaicós”.

Ele também destacou a importância do evento. “Um festival desses é uma grande possibilidade de outros adultos, jovens e crianças despertarem interesse, criando-se assim uma nova geração de violeiros e amantes dessa arte. É de muita importância a valorização desse tipo de arte e cultura”.

O vereador ainda frisou a representatividade do repentista. “Criados geralmente nas zonas rurais dos mais diversos estados do Nordeste, oriundos de famílias humildes, crescidos ao som das músicas que embalavam e embalam as mais diversas festividades familiares ou até mesmo apenas para preencher o vazio muitas vezes deixado pelo silêncio, os repentistas se dizem fascinados pela viola desde sempre”.


Assista a sessão na íntegra e veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS