Connect with us

DESTAQUES

Competição de ciclismo incentiva o esporte e movimenta programação do aniversário de Jaicós; fotos!

Publicado

em

Com 190 participantes da cidade sede, municípios vizinhos e também de outros estados, a segunda edição da competição de ciclismo, “Jaicós Bike Race”, movimentou a Terra do Galo neste domingo, 19 de fevereiro, e abriu oficialmente a programação alusiva ao aniversário de 189 anos de Jaicós.


Veja fotos da 2ª edição da prova de ciclismo Jaicós Bike Race


A prova de Mountain Bike XCM é promovida com o apoio das Prefeituras de Jaicós e Massapê do Piauí e organizada por Diego Morais, Álvaro Sousa e Edson Paiva, e visa integrar ciclistas e incentivar a prática do esporte no município e região, promover lazer e entretenimento para a população local e visitantes, bem como movimentar a economia.

A principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves, local da largada, além dos diversos ciclistas, recebeu um grande público, que se reuniu no local para prestigiar o evento e torcer pelos atletas participantes.

Este ano, a prova foi dividida em 14 categorias, contando com os percursos PRO, Sport e Ligth, com 75, 54 e 20 km, respectivamente. Largando da avenida, os ciclistas partiram para uma prova de muita adrenalina e desafios, percorrendo diferentes tipos de terreno como estradas de terra, trilhas e asfalto nos municípios de Jaicós e Massapê do Piauí.

Após a finalização da prova, os atletas subiram ao pódio para receberem as premiações. Como forma de incentivo e apoio ao ciclismo, foram distribuídos 12 mil reais de premiação em dinheiro para os atletas que ficaram entre o 1º e 5º lugar, além de troféus e medalhas.

Antônio de Oliveira veio do Ceará para participar da prova e elogiou o evento. “A prova foi show, de primeira, indiscutível. Um evento bem organizado, cidade maravilhosa, diferenciada, fui muito bem recepcionado. Esse ano veio eu e mais um colega, da equipe TSP, de Altaneira, agora quantas tiver pretendo vir, e próximo ano, se Deus quiser, trazendo mais amigos para participar. Fui o 6º colocado na categoria Master C, mas só em participar e concluir a prova, já é gratificante”.

Entre os ciclistas de Jaicós, o senhor Abel Barbosa chamou atenção. Ele tem 65 anos de idade, participou pela primeira vez, concluiu o percurso na sua categoria e disse que espera motivar outros.

“Não tem explicação, é muito bom, a gente já fica ansioso para a p´roxima. Agora o intuito é participar mais, me equipar, uma bicicleta boa. É muito bom, só lamento porque numa cidade grande como a nossa, tem poucos da minha faixa etária participando. Mas espero poder incentivar, minha intenção é mostrar o quanto vale para a sáude da gente. Eu gosto muito, já percorri vários km sozinho, só por gostar mesmo, mas agora comecei a treinar pra competir mesmo e minha intenção é avançar. Conclui a prova e pra mim foi um prazer, só em ser um destaque em meio a essa multidão, o ´´único da cidade nessa idade, é gratificante” disse ele em entrevista.

A 2ª edição do Jaicós Bike Race, contou com diversos apoiadores. A Prefeitura de Jaicós, novamente ofereceu suporte para a realização da prova. A Guarda Municipal esteve fazendo a segurança do evento, uma ambulância do município e também a do SAMU, estavam a disposição, uma equipe de Fisioterapia para atender os ciclistas, disponibilização de frutas e água, e toda uma estrutura foi organizada pelo município.

Em entrevista ao Cidades Na Net, o prefeito Neném de Edite destacou sua alegria e disse que o evento engrandece a cidade. “A gente fica feliz por mais esse evento, com Jaicós comemorando 189 anos. E hoje a segunda edição do Jaicós Bike Race, com 12 mil em prêmios. Agradecer a toda organização, o Alvim, Diego, toda equipe envolvida, o apoio da gestão na área da saúde, segurança. A gente fica feliz em receber um evento desse, que movimenta a cidade, aquece a economia. Desde ontem que várias pessoas de diferentes cidades, outros estados, estão em Jaicós, comprando, aquecendo a economia, conhecendo o potencial da cidade, que hoje vivencia um novo momento. Só agradecer a Deus e toda população de Jaicós”.

Em Massapê do Piauí, toda uma estrutura foi montada pela Prefeitura Municipal para recepcionar os ciclistas, que percorreram alguns trechos da cidade, passando pelo Centro e localidades rurais. O município organizou um ponto de apoio, onde foram disponibilizadas frutas e água aos atletas, e na zona rural, uma ambulância e equipe de saúde estavam a postos para atender. Autoridades municipais como o prefeito Rivaldo Carvalho, a vice-prefeita, Bruna Leal, secretários municipais e populares acompanharam a passagem dos ciclistas.

Rivaldo Carvalho, disse que o intuito é seguir contribuindo com o evento. “Recebemos o convite e estamos apoiando esse evento, que é muito importante, além de fazer parte do aniversário da querida cidade de Jaicós. A Prefeitura de Massapê do Piauí está apoiando o Jaicós Bike Race pelo primeiro ano, e tudo ocorrendo bem, estaremos juntos novamente na próxima edição dando suporte a esse grande evento. Vamos também incentivar os desportistas de Massapê a participarem desse esporte, para que possamos ter mais representantes da nossa cidade participando e engrandecendo ainda mais o evento”.

Álvaro Sousa, um dos organizadores do evento, comemorou o sucesso de mais uma edição. “Graças a Deus deu tudo certo. Em primeiro lugar a palavra é de gratidão a Deus, a todos os nossos patrocinadores, o apoio que a gente teve do prefeito Neném de Edite, e agradecer também a todos os ciclistas participantes. Estamos muito satisfeitos porque essa segunda edição foi muito surpreendente pra gente, a expectativa foi atingida e já estamos prontos para novos desafios, que venha 2024”.

Edson Costa, mais uma vez, foi o responsável por planejar o percurso da prova. Ao Cidades Na Net, ele disse se sentir realizado. “O 2º Jaicós Bike Race foi uma realização para mim, é o segundo ano que faço o levantamento do percurso. Graças a Deus todos os atletas adoraram o percurso, me agradeceram, e isso é um mérito que a gente leva pro resto da vida. A gente começou no MTB tem pouco tempo, mas já com uma experiência boa, que os amigos confiam muito na gente, a gente convida e eles vem de fora confiando no que a gente vai preparar para eles aqui. E a gente procurou fazer o melhor. É uma realização fazer um prova dessa, um prazer muito grande pra nós de Jaicós. Próximo ano quero estar correndo com os amigos, com fé em Deus”.


Veja a classificação em cada categoria:

Facebook

MAIS ACESSADAS