Connect with us

Jaicós

Comunidade católica de Jaicós celebra oitava noite de novena do festejo da padroeira

Publicado

em

Evidenciando sua fé e devoção a Nossa Senhora das Mercês, a comunidade católica do município de Jaicós segue celebrando a 300ª festa em honra à santa padroeira da histórica e centenária cidade.

Na noite desta sexta-feira (22), mais uma vez uma multidão de fiéis se reuniu para prestar sua adoração à Virgem das Mercês. O festejo chegou à sua oitava e penúltima noite de novenário.

A missa novena foi celebrada pelo padre Francisco Pereira Borges, o padre Chiquinho, e pelo pároco local, Miguel Feitosa. Os noitários foram as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judi­ciário e Setor Nossa Senhora de Fátima – Bairros Nova Olinda e Matadouro.

Momentos de oração, louvor e ações de graça, marcaram a santa missa. O padre Chiquinho, na homilia, falou sobre a história da festa religiosa, destacando a contribuição de cada devoto.

“Nós aqui presentes nesta praça, pessoas de diversas localidades e até mesmo estados, filhos da terra, que vem somar conosco para celebrar, somos as testemunhas, as lâmpadas acesas de hoje, dando continuidade a esta obra iniciada há 300 anos. Por isso precisamos vivenciarmos e resgatarmos toda a história que foi se complementando com a ajuda de tantos que passaram por aqui. Cada um contribuiu e por isso nós estamos aqui dando continuidade a essa história, que é eterna. Enquanto existir mundo, nada vai destruir e desfazer esse momento grandioso, em que todo ano Jaicós se reúne para louvar e agradecer a Deus pela presença dele entre nós através dessa mãe” disse.

A programação do evento religioso tem continuidade neste sábado (23), com a última noite de novena. A missa será celebrada pelo padre Gildo Coelho e pelo pároco local, Miguel Feitosa e terá como noitários o ECC (Jaicós, Massapê, Patos, Jacobina, Belém, Francisco Macedo, Padre Marcos, Simões, Mar­colândia, Caldeirão Grande, Paulistana, Cari­dade, Curral Novo, Alegrete do Piauí), Colônia Jaicoense e o Setor Nossa Senhora de Fátima – Bair­ros Armínio José de Sousa e Alto Jesuíno.

No domingo (24), às 8h, acontecerá a Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio, e celebrada pelos padres Chiquinho, Fernando, Claudio, Paulo Henrique e Miguel Feitosa.

No mesmo dia, a tarde, a partir das 16h, acontece a grande procissão com a imagem de Nossa Senhora das Mercês pelas ruas da cidade, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira. Logo após será realizado o sorteio dos prêmios da Rifa entre o Devotos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS