Connect with us

Jaicós

Educação capacita auxiliares para o retorno às aulas presenciais em Jaicós

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue com os preparativos para a voltas às aulas de forma semipresencial nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Depois dos professores, coordenadores e gestores escolares, nesta terça-feira, 31 de agosto, foi a vez dos auxiliares de serviços gerais, merendeiras e vigias passarem por capacitação.

“Boas práticas para prevenção do Covid-19 no retorno escolar” foi o tema central do encontro, explanado pelas palestrantes, a nutricionista Paula Feitosa e a coordenadora da merenda escolar, Jaciele Carina.

Jaciele Carina, coordenadora da merenda escolar

“Explicamos sobre a doença, os sintomas, como é transmitido, reforçar essas medidas de segurança e prevenção. Como também sobre as manipulações dos documentos, o recebimento dos alunos, higienização do ambiente e dos alimentos”, disse Jaciele.

Paula Feitosa pontuou que a sociedade vive um momento novo e que as escolas também passam por um momento de adequação aos protocolos de biossegurança, com vistas a reduzir ao máximo o risco de contaminação.

Paula Feitosa, nutricionista

“O nosso objetivo hoje é repassar os protocolos que o FNDE, que administra o programa nacional de merenda escolar, indica para as escolas no retorno das aulas presenciais. Essa adaptação das escolas passa pela estrutura física e chega aos profissionais, que precisam estarem capacitados, porque é uma nova volta, tudo é novo. E a gente como profissional, eles como manipuladores de alimentos, principalmente, devem ter em mente a forma de trabalho que evite ao máximo o risco de disseminação da Covid-19, que nós queremos exterminar da nossa realidade”, pontuou a nutricionista.

Luzia Isabel, gerente pedagógica, participou do evento representando a Secretaria de Educação. Em sua fala, ela destacou a importância do empenho de todos os trabalhadores e de seguir os protocolos orientados. “Fazendo isso, vamos estar cuidando da nossa saúde e de todos. E na escola, todos nós que estamos lá vamos ter a mesma responsabilidade com nossos alunos”, disse.  

Publicidade
Luzia Isabel, gerente pedagógica da Secretaria de Educação

Luzia também explicou sobre o funcionamento das escolas. As aulas acontecerão de forma semipresencial híbrida, formato que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância. Nesse início, o horário vai ser reduzido para as crianças, que irão chegar na escoa 7h e vão sair 9h30. A tarde, vão chegar às 13h e vão sair às 15h30”, disse a gerente pedagógica, que finalizou pedindo a contribuição e colaboração de todos.

Nesta quarta-feira a Secretaria Municipal de Educação está realizando reuniões com os pais nas unidades escolares, oportunidade em que poderão conhecer as adaptações feitas nas escolas para receber os alunos. Já na quinta-feira, 02 de setembro, acontece o primeiro dia de aula presencial desde o início da pandemia.

Mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS