Connect with us

Jaicós

Em alusão ao Março Lilás e Dia da Mulher, Saúde de Jaicós orienta sobre prevenção ao câncer de colo de útero

Publicado

em

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde do público feminino. Além de abranger o Dia Internacional da Mulher, o mês é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino, Março Lilás. 

Em alusão à campanha e ao Dia da Mulher, comemorado nesta terça (08), a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um evento com o intuito de orientar e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, que é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (07), na Câmara Municipal de Jaicós, e teve como público alvo mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

No evento, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermeira e Psicóloga, que integram a equipe multiprofissional do município, ministraram breves palestras, abordando sobre a prevenção ao câncer em cada área.

A manhã informativa foi aberta com a explanação do nutricionista Rodrigo Rocha, que abordou o tema “Câncer e Nutrição”. Entre outros pontos, ele destacou sobre a importância da alimentação saudável.

Logo após, houve a participação da fisioterapeuta Karina Araújo, que iniciou com um momento de exercícios de alongamento. Em um dos pontos da sua palestra, ela explicou que a Fisioterapia atua nas complicações pélvicas que podem ocorrer durante e após o tratamento clínico, como Mucosite Vaginal e Incontinência Urinária e Fecal.

A enfermeira da equipe, discutiu sobre mitos e verdades sobre o Câncer de Colo Uterino. Segundo ela, qualquer mulher que tenha vida sexual ativa pode ter tido contato com o HPV, pois o mesmo é um vírus muito comum, presente em cerca de 80% das pessoas. Já a afirmação de que mulheres jovens não desenvolvem câncer de colo de útero, foi destacada como um mito, pois a doença pode se desenvolver em qualquer idade.

Na última palestra, a Psicóloga Laura Jayne, falou sobre o autocuidado feminino. A profissional destacou que a saúde da mulher deve ser um exercício diário e coletivo, envolvendo a saúde sexual e reprodutiva, o enfrentamento à violência doméstica e sexual e a atenção ao câncer de mama e colo de útero.

Cornélia Francisca de Sousa, da localidade Sítio, que participou da ação acompanhada do marido, esteve durante todo o evento, atenta às palestras dos profissionais.

Ela disse que o cuidado voltado a saúde das mulheres é de suma importância. “Achei muito importante e amei esse momento. Aprendi muito. As mulheres devem se cuidar, se prevenir e ter informações como essas que foram repassadas aqui hoje é muito bom” destacou.

Ao Cidades na Net, a Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Sousa, destacou a importância do evento. “Hoje realizamos a comemoração ao Dia da Mulher e também a abertura do Março Lilás, trazendo a equipe multiprofissional para estar passando orientações importantes com relação ao Câncer de Colo de Útero. A Karina Araújo falou sobre a atuação da Fisioterapia voltada ao câncer, uma abordagem muito relevante, porque poucos sabem a importância da fisioterapia no tratamento. O encerramento com a psicóloga falando sobre o autocuidado também foi de fundamental importância, tendo em vista que diante a pandemia, o psicológico de todo mundo tende a ficar um pouco abalado, em especial das mulheres, que de certa forma tem uma sobrecarga maior. Além do Nutricionista Rodrigo e a enfermeira que também fizeram explanações muito proveitosas”.

Patrícia informou que durante o evento também foram ofertadas vagas para a realização de prevenção. Os atendimentos serão custeados com recursos próprios do município. “As vagas do sistema para prevenção e biopsia, foram reduzidas, sendo apenas 14. Então, o município disponibilizou o exame para as mulheres que participaram do evento. A gente já anotou os dados delas para fazer contato para a posterior realização do exame”.

Além de exames preventivos, a coordenadora ainda destacou que o município também realiza a vacinação de HPV, e disponibiliza atendimento psicológico e com nutricionista, que são de suma importância para a saúde da mulher.

Publicidade

Ao final do evento, foram entregues lembrancinhas personalizadas a todas as participantes.

Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS