Connect with us

Jaicós

Em preparação para a Semana Santa, Paróquia de Jaicós celebra procissão do Bom Jesus dos Passos

Publicado

em

A Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, vai celebrar a partir deste domingo, 2 de abril, a Semana Santa, importante período do calendário católico, quando são celebrados os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Nesta sexta-feira (31), em preparação para a semana mais importante do ano litúrgico, os fiéis reuniram-se para participar da procissão de Bom Jesus dos Passos, conhecida como Procissão do Encontro.

A imagem de Bom Jesus dos Passos saiu da Igreja de São Judas Tadeu, no Bairro Serranópolis, seguida por um grupo de fiéis, e percorreu várias ruas da cidade, relembrando o trajeto de Jesus pelas ruas de Jerusalém, até o calvário.

As mulheres se reuniram na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Casa das Irmãs, de onde saíram em procissão conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Em frente à praça Geraldo Coutinho Lélis, no Centro da cidade, aconteceu o encontro das imagens, momento mais marcante da celebração religiosa, que faz uma reflexão sobre as dores da mãe de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte na cruz.

Em seguida, os fiéis católicos seguiram em procissão com as duas imagens, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, onde aconteceu a Santa Missa, que foi celebrada pelo pároco local, Padre Miguel Feitosa.

Na homilia, o padre Miguel conclamou os fiéis a vivenciarem a Semana Santa demonstrando o amor e a misericórdia. “Nós hoje com essa celebração já estamos em clima de Semana Santa, nos preparando para o tempo de ver os santos mistérios da vida de Jesus. […] O convite para nós vivermos a Semana Santa, é esse, que nossas ações, nossas obras, mostrem a Deus, mostrem o amor, a misericórdia, a acolhida amorosa que Deus tem para cada um de nós. Que peçamos ao Bom Jesus dos Passos, a Maria, Nossa Senhora das Dores, que toque o coração de cada um de nós, para que sejamos mais firmes e conscientes dos nossos propósitos de vida, das nossas boas obras”.

Semana Santa

A Semana Santa inicia oficialmente neste domingo, 2 de abril, quando acontece o tradicional “Domingo de Ramos”. A celebração acontecerá no Marco dos 200 anos da paróquia, e de lá, os fiéis seguirão em procissão até a Igreja Matriz.

Na quarta-feira santa (05), acontece a Missa dos Enfermos, na Igreja Matriz e em Massapê, às 09 e 14 horas. Às 16 horas, acontece em Jaicós a Via Sacra Encenada, saindo da igreja Matriz até o Morro da Hermidia, culminando com a celebração Eucarística.

Na quinta-feira (06), terá a Missa da Santa Ceia na Igreja Matriz, às 18:00h e de 19 às 00:00h a Adoração Eucarística. Na sexta (07), às 15:00h, será realizada a Celebração da Paixão do Senhor e logo após, a procissão com a Imagem do Senhor morto pelas ruas da cidade.

Publicidade

No sábado (08), acontece a Vigília Pascal, em Massapê e Jaicós, às 19 e 21 horas. No Domingo da Ressurreição (09), acontece a celebração às 09 horas na Igreja Matriz.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS