Connect with us

DESTAQUES

Independência do Brasil é celebrada com grande Desfile Cívico em Jaicós

Publicado

em

Os 196 aos de independência do Brasil foram comemorados na centenária cidade de Jaicós, com um grande desfile cívico, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira, 7 de setembro.

O desfile foi formado por mais de 15 pelotões, com a participação da Escola de Música Camilo Lelis, pré-escolas Tia Lourdinha e O Bolinha, Escola Pequeno Polegar E. M Damásio Eugênio (Esquisito), E. M Joaquim Francisco de Paiva (Lagoa do Sabino), U. E Anísio de Abreu, Instituto Kairós, E.M Padre David, E. M Líria Maria da Cruz Alencar, Escolinha de Futebol Tok de Bola, E. M Manoel Barbosa (Várzea Queimada), E. M Francisco Crisanto, Maçonaria (DeMolay e Távola Redonda), U. E Professor Mariano da Silva Neto, ACS e Técnicos de Enfermagem, SAMU , Fanfarra Império, da cidade de Paulistana e uma frota de veículos adquiridos pela gestão “Uma Nova História”.

Álbum de fotos completo:  FOTOS | Desfile Cívico em Jaicós

Entre as diversas temáticas, foram abordados os vários tipos de violência, como o feminicídio, a importância da leitura, homenagem a professores e outros profissionais do município, artesanato, futebol, civismo, família.

O desfile percorreu a avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, rua Desembargador João Mota, avenida Chagas Rodrigues, encerrando em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, Centro da cidade, onde foram executados os hinos Nacional, apresentado pela Escola de Música Camilo Lelis e da Independência. Também foi realizada uma apresentação com a Fanfarra Império e a entrega de um veículo para a Guarda Civil Municipal.

O prefeito municipal Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, agradeceu a todos que participaram do ato cívico. “Primeiramente agradeço a Deus por mais essa conquista realizada na nossa cidade, esse momento é somente de agradecimento. Obrigado aos diretores e coordenadores das escolas e a todos os participnates, a população, a secretária de educação, a população de Jaicós, a todos que contribuíram para que isso acontecesse” disse ele.

Ele falou ainda que foi um momento de satisfação e alegria. “Jamais pela primeira vez como gestor dessa cidade poderia deixar passar em branco o dia 7 de setembro, estamos resgatando a cultura, a história da independência do Brasil, e para nós é um momento de alegria, satisfação e emoção, por estar à frente do município de Jaicós e poder realizar o desfile de 7 de setembro. Que no próximo ano possamos fazer o dia 7 de setembro ainda melhor que esse, que já está na história como um dos melhores já realizados” destacou.

Publicidade

A secretária de Educação, Sônia Ribeira, disse que o evento é um momento de muita emoção e que o objetivo é resgatar essa cultura. “É um momento de muita emoção, em que lembramos do nosso tempo de escola onde essa prática era frequente. O 7 de setembro hoje caiu um pouco no esquecimento e nós estamos buscando resgatar essa cultura, então nos demos as mãos pra realizar esse grande desfile, que creio que faz renascer em nós professores e nos alunos, uma nova esperança, que a história da nossa independência tem que continuar viva e presente” disse ela.

Ela ainda falou que o objetivo é que os alunos cresçam com o sentimento de patriotismo. “Temos que implantar nas escolas, fazer com que nosso alunado cresça com espírito de patriota, de civismo e de que servir à pátria é ser cidadão, ser brasileiro. E hoje não desfilamos apenas por desfilar, foi um desfile bonito, em que cada ornamentação contou uma história […]. É uma data muito importante para mim como gestora da Educação, para os professores, pais, diretores, o prefeito, os alunos e para todos nós. Estou satisfeita e gratificada e agradeço a Deus e a todos que participaram” […], falou.

A diretora da Escola Pequeno Polegar, Rosângela Silveira, agradeceu pelo empenho em realizar o desfile cívico. “Agradeço à equipe Polegar pelo empenho há décadas, fazendo o desfile de 7 de setembro acontecer na nossa querida Jaicós. Nosso tema geral é “Somente com liberdade, respeito, educação, honestidade, justiça e igualdade seremos verdadeiramente uma nação. Que façamos uma reflexão sobre a realidade do nosso país e lutemos por um Brasil melhor”destacou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS