Connect with us

Francisco Santos

Jaicoense Maria Kazé é homenageada na Alepi com o prêmio Mulher Destaque

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã de ontem (11), Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Na ocasião, 30 mulheres piauienses foram homenageadas com o prêmio Mulher Destaque, pela atuação profissional nas áreas social, pública e empresarial no Estado.Entre as homenageadas esteve a camponesa Maria José da Costa, a Maria Kazé, que é dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Piauí e integrante da coordenação nacional. A proposição do nome foi de escolha do deputado estadual Francisco Limma (PT).

Na justificativa, Limma expressou o reconhecimento ao trabalho e militância de Kazé pela causa das camponesas e camponeses e, de modo especial, pelas pautas das mulheres. Graduada em Agronomia, com mestrado em Geografia, Kazé é “uma mulher que luta por um Piauí melhor, por um Brasil melhor, por um mundo melhor”, afirmou o deputado.Nos dias anteriores, Kazé esteve em Brasília, acompanhando a delegação de mulheres dos movimentos sociais que participaram do Encontro Nacional das Mulheres Sem Terra, organizado pelo MST. De volta ao Piauí, participou da sessão solene da Alepi, onde também foram homenageadas as companheiras Assunção Aguiar, do Movimento Coisa de Negro, e Mazé Morais, diretora da Contag.

Maria Kazé, que é de Jaicós e reside na cidade de Francisco Santos,  afirmou receber a homenagem em nome do campo, das águas e das florestas. “Nunca estive só. Não estava só. Me acompanharam minha avó e minha mãe, a Iones, a Paula Adissi. As indígenas, as negras sem-terra, as camponesas, as assalariadas, as ambulantes, as empregadas domésticas, as vivas, as idas, as levadas e as arrancadas de suas vidas. Viva a luta de todos nós”, agradeceu.

Fonte: Ascom Parlamentar – Edição: Katya D’Angelles

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS