Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | III Feira do Pov. Esquisito e região valoriza cultura local e fortalece a agricultura familiar; veja fotos

Publicado

em

Valorizar a cultura local e fortalecer a agricultura familiar, está entre os objetivos da Feira do Povoado Esquisito e região, que este ano, chegou a sua 3ª edição. Com o tema “É da agricultura familiar que vivemos e resistiremos”, o evento aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, no povoado esquisito, localizado na zona rural do município de Jaicós.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura, Esporte, Juventude, Lazer e Turismo e apoio dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaicós, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-PI), EMATER-PI, Câmara Municipal de Jaicós, Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, deputado Limma e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A III Feira Cultural da Agricultura Familiar teve início na sexta-feira (19), com a abertura do tradicional Torneio de Futebol, que acontece no campo do povoado. A competição, que teve a final realizada na manhã do sábado (20), contou com a participação de sete equipes e teve como ganhadores Angical, que conquistou o 1º lugar, Vila Real, da localidade Pau do Inxuí, vice-campeão e Tanquinho, 3º colocado.

No sábado, a programação iniciou com uma missa, que aconteceu na capela do povoado e foi celebrada pelo padre Cláudio Santana. Logo após a missa, os presentes puderam conhecer o trabalho dos agricultores, que organizaram estandes para exposição e comercialização dos produtos feitos nas comunidades.

Na feira, uma variedade de produtos mostra a riqueza, cultura e diversidade da região, que além dos itens provenientes da agricultura, produz outros artigos, como sequilhos, doces, bolos, salgados, creme de macaxeira, desinfetantes, detergentes e peças artesanais.

No evento, adultos, idosos, jovens e adolescentes estão envolvidos e dão continuidade à força produtiva da região. A cultura e habilidades vão passando de geração à geração e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento das localidades e sustentabilidade das famílias.

Elzilene de Sousa Costa, 33 anos, que esteve comercializando produtos de limpeza, disse que adquire muitas informações através dos cursos produzidos no evento. “Para mim e para toda a comunidade essa feira é muito importante, além da comercialização tem os cursos, onde conseguimos adquirir muitas informações que precisamos no dia a dia. Os três cursos que já teve eu participei e estamos produzindo algumas coisas” disse.

Ele ainda disse que todas as edições da feira foram muito boas. “Fiz cursos de produto de limpeza, estava no do caju também. Esse ano o curso foi de organização, questão de higiene, para organizarmos direitinho nosso trabalho. Para mim todos os cursos foram bons, as três feiras também, não tenho do que reclamar” destacou.

Francisca Lúcia da Silva Lopes, 27 anos, da comunidade Umburanal, participa de todas as edições da feira, e este ano, esteve expondo e comercializando produtos artesanais. “Já faz algum tempo que trabalho com essa produção, faço crochê e todo tipo de artesanato. A feira aqui no nosso meio foi muito importante, além de mostrarmos nosso trabalho, é uma maneira de gerarmos uma renda a mais. Participei das três edições e meu intuito é dar continuidade a esse trabalho” falou.

Publicidade

Em entrevista ao Cidades na Net, a vereadora Sirlene Lopes, uma das idealizadoras da feira, falou da alegria pela realização de mais uma edição. “O sentimento em ver mais uma feira realizada é de grande alegria, de sonho concretizado junto a essa comunidade. Quando pensamos nesse momento, pensamos em cada detalhe, nos agricultores da nossa região, que vivem da agricultura familiar” falou.

Ela disse que a região possui muitos talentos e que a feira é uma maneira de valorizá-los. “Essa é uma região cheia de talentos, de repentistas, sanfoneiros, violeiros, poetas e essa agricultura, que a gente sobrevive dela. Tínhamos que procurar algo para valorizar. E esse foi um momento de nos encontramos na santa missa, reanimarmos as forças, a esperança e estarmos aqui partilhando esse momento” disse.

A programação teve continuidade durante a noite, com apresentações artísticas e entrega de premiações. A abertura foi realizada com pronunciamentos de autoridades presentes.

A vereadora Dalvenisa Nascimento, a Mocinha, agradeceu a Prefeitura Municipal e a todos os envolvidos na feira. “Meu sentimento é de gratidão. Agradeço a Deus, a todos vocês que são o caro chefe dessa feira, todos que se engajam do primeiro momento até o último. Já estamos na terceira feira e o nosso sonho é colocar essa feira no calendário do município, para que outros gestores que vinherem, possam dar continuidade a essa feira. Agradeço a prefeitura, que deu total apoio do começo ao fim, começando na sexta feira com o torneio de futebol” falou.

O diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, o Dedim, disse que a região tem grande potencial. “Esse é um povoado importante, uma das grandes regiões do município de Jaicós com potencial em várias áreas.  A Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, através de requerimento da vereadora Sirlene, está apoiando esse evento na sua 3ª edição e vai continuar apoiando. Para mim é uma satisfação muito grande apoiar eventos que visam o fortalecimento da agricultura familiar” falou.

Publicidade

O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, agradeceu pela realização da festa e disse que é um momento de alegria. “Agradeço a Deus por mais esse evento, momento de realização, juntamente com as vereadoras Sirlene e Mocinha, o Rafael, o Deoclécio, toda equipe organizadora e todos que fazem parte das mulheres guerreiras aqui do Esquisito. Esse é um momento de alegria e satisfação, onde sentimos o prazer de realizar e confirmar aquilo que sonhamos” disse.

Ele também anunciou que o intuito é incluir a feira no calendário do município. “Parabenizo pela organização do evento, que a cada ano vem crescendo. Como gestor desse município, irei mandar para a Câmara no próximo ano, o projeto para que se torne lei e a feira seja realizada todos os anos, passando a fazer parte do calendário do município, para que todo ano possa crescer esse movimento” falou.

O gestor ainda falou de realizações da gestão e anunciou novas conquistas. “Na medida do possível, temos contribuído para o desenvolvimento de Jaicós, da saúde, do abastecimento de água. Recentemente equipamos vários poços nessa região, está chegando água nas torneiras de muitas casas aqui do povoado Esquisito e região. Em breves dias irei trazer uma grande obra para o povoado Esquisito, tantos metros de calçamento. Recebi 250 mil do senador Ciro Nogueira, via CODEVASF, e em breve, estaremos calçando essa rua da capela, até o posto de saúde” falou.

Logo após foi realizada a entrega de premiações do campeonato de futebol e em seguida tiveram início as apresentações, com a participação de 10 artistas da região. Se apresentaram a Poetisa Hosana Arlinda, Artur Sanfoneiro, Dede dos teclados, Violeiro José Domingos Lopes, Cantor Reilário, Repentista Henrique Paiva, Francisca Lúcia, Romeu de Sousa, Luciano Vaqueiro, Romão da Silva.

A noite foi encerrada com a participação de Zé Matias e Banda e logo após show do sanfoneiro Alvino Luz.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS