Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Justiça Eleitoral capacita colaboradores para atuarem no mutirão do recadastramento biométrico

Publicado

em

No último dia 18 de outubro, os prefeitos dos quatro municípios que compõe a 19ª Zona Eleitoral – Jaicós, Massapê do Piauí, Campo Grande do Piauí e Patos do Piauí – participaram, no Tribunal Regional Eleitoral, em Teresina, de uma reunião com presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, para discutir sobre o recadastramento biométrico de eleitores.

A 19ª é uma das 15 Zonas Eleitorais do Piauí onde o recadastramento biométrico já está sendo realizado de forma ordinária, no entanto, a capacidade de atendimento diário na cidade sede, Jaicós, era vista como insuficiente para atender aos cerca de 30 mil eleitores dos quatro municípios.

Diante disso, o TRE-PI reuniu os gestores municipais para discutirem soluções para o problema de transporte e número insuficiente de servidores que atendam a esses eleitores. Uma das alternativas foi aumentar o número de atendentes nos Cartórios Eleitorais e a realização de mutirão na cidade sede da Zona, com a possibilidade de deslocar equipes para os municípios termos. Na ocasião, foi firmado acordo com cooperação, onde os municípios irão ceder cinco servidores para a Justiça Eleitoral para atuarem nos mutirões.

Nesta sexta-feira, 27, os servidores cedidos pelos quatro municípios da 19ª Zona Eleitoral estão sendo capacitados para trabalharem no recadastramento. A capacitação está acontecendo no Cartório Eleitoral.

O Chefe do Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Almir Medeiros de Melo Neto, informou que o mutirão acontecerá no período de 06 de novembro de 2017 a 06 de março de 2018, quando serão utilizados 19 kits biométrico. Com isso, a capacidade de atendimento aumentará de 40 para 400 pessoas por dia, em média.

Publicidade

O atendimento poderá ser realizado de forma itinerante nos municípios termos da ZE. “Nós vamos iniciar o mutirão em Jaicós e vamos observar os números de cada município. A partir desses dados, havendo a necessidade, nós vamos solicitar da presidência do Tribunal a realização de atendimentos itinerantes nos municípios termos”, disse.

No Cartório Eleitoral, o atendimento ao eleitor está sendo realizado no horário de 7h às 13h, nos dias úteis. Para realizar o seu recadastramento, o eleitor deve levar o título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia), documento de identidade oficial com foto (original e cópia). O comparecimento obrigatório. Caso o eleitor não faça o recadastramento, terá o seu título cancelado.

Jaicós vai sediar lançamento de mutirão biométrico
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai realizar no dia 06 de novembro, na Câmara Municipal, em Jaicós, a solenidade de instalação de revisão eleitoral com coleta de dados biométricos dos eleitores dos 41 municípios de 15 zonas eleitorais.

 O evento contará com as presenças do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Joaquim Dias de Santana filho, do vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, do juiz da 19ª Zona Eleitoral, Franco Morette Felício de Azevedo, do Chefe do Cartório da 19ª ZE, Almir Medeiros de Melo Neto, e de autoridades dos quatro municípios, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS