Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Missa Solene em honra a Nossa Senhora das Mercês é prestigiada por multidão de fiéis

Publicado

em

A fé e devoção, mais uma vez levaram milhares de fiéis a se reunirem para participar da Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira da centenária cidade de Jaicós.


Confira as fotos da Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós


A missa solene da 296ª festa da padroeira, aconteceu na manhã deste dia 24 de setembro. Mesmo sob o forte sol, antes das 8 da manhã, horário marcado para início da missa, uma multidão de fiéis já se encontrava no local.

Marcada pela celebração da fé, partilha, agradecimento e participação, a missa foi presidida pelo Bispo Dom Plínio José e concelebrada pelo padres Antônio Mendes, pároco local, Edivaldo Santos, de Patos do PI, Fernando Amando, de Padre Marcos, Francisco Borges, de Picos, Claudio Santana, de Dom Expedito Lopes, Wagner Francisco de Sousa, de Paulistana e Francisco Pimenta.

Na homilia, o Bispo falou da alegria do momento em que a palavra é partilhada. “Esse é um momento de alegria por estarmos juntos na presença de Deus celebrando a eucaristia. Esta alegria nos concentra nesse local onde todos tem o mesmo sentimento de fé em Jesus Cristo e uma devoção forte a nossa senhora. O sentimento é de beleza em nosso coração e muito mais, porque chegou ao nosso alcance hoje, nesta manhã de sol, a palavra de Deus viva” disse.

A tradicional festa religiosa, atrai não apenas devotos de Jaicós, mas de municípios da região e até de outros estados. Para os pagadores de promessa, em sua maioria vestidos de roupa branca, batas ou com pés descalços, é dia de agradecer pelas graças alcançadas. Para outros, um momento fazer pedidos à Virgem das Mercês.

Publicidade

Durante a missa, uma senhora da cidade de Caldeirão Grande do PI, deu seu testemunho. “Meu esposo, em julho de 2019, se deparou perante a morte. Ele foi eletrocutado em um fio de energia na estrada do parque eólico e morreu naquele momento, tendo todo o corpo queimado. Ele tinha grande devoção a Maria, nossa mãe e todos os anos vinha aqui comigo rezar e agradecer a Deus” contou.

A mulher disse que apesar do marido ter sido carbonizado, o terço de devoção ficou intacto e foi encontrado por um afilhado. “Naquele dia, depois que tiraram o corpo, um afilhado dele encontrou a prova viva do amor a Maria, o terço que ele trazia no pescoço. Queimou o corpo, a moto, mas o terço de devoção não queimou. Agradeço a Deus por esse presente que veio para minhas mãos, para que eu seja a prova viva do amor a Jesus” falou.

Franceildo João de Carvalho, de Padre Marcos, que participou da missa junto com a família, agradecia por ter tido a saúde restituída, após ter quebrado o braço duas vezes. “Estou pagando a promessa de uma graça que eu alcancei. Quando tinha doze anos eu quebrei meu braço e pouco tempo depois quebrei de novo. O médico me disse que se quebrasse de novo eu teria que perder o braço, amputar. Então, me apeguei com Nossa Senhora das Mercês e na segunda vez que fui no médico ele disse que o osso estava “encanando” e que não precisaria mais amputar” falou.

O jovem, que participou pela primeira vez, disse que agora pretender estar na festa todos os anos. “Alcancei essa graça, fiquei muito satisfeito e fiz essa promessa, mas só pude vir pagar agora. Foi a primeira vez que vim no festejo e foi muito bom, gostei da cidade, tudo muito bem organizado, muita gente participando, a missa muito bonita. Se Deus me der vida e saúde, agora todos os anos vou vir” destacou.

Domingos Gomes veio de Araripina Pernambuco, para participar do festejo e comemorar seus 90 anos de batismo. “Sou natural de Araripina, mas fui batizado aqui e aqui pai me registrou, então fiquei como piauiense. Estou comemorando 90 anos de batismo, estava com uns 8 anos que não vinha aqui, agora vim comemorar os 90 anos de batismo. É uma grande emoção estar aqui, uma festa muito bonita e alegre, é uma satisfação a gente ver tanta gente e principalmente a família” disse.

Após sofrer um acidente de trabalho, Vanildo José Mendes, de Massapê do Piauí, estava agradecendo pela recuperação. “Estou pagando uma promessa de um acidente que sofri em uma máquina de bater palha no dia 2 de agosto. Eu fiz uma cirurgia na mão e estou me recuperando, me apaguei a nossa senhora e alcancei essa graça através dela. Então hoje, vim com minha mãe e meu pai agradecer. Participo todos os anos do festejo” disse.

O pároco local, Antônio Mendes, em entrevista, disse que as celebrações contaram com grande participação. “Foi um momento de muita gente, celebração participativa, onde cada grupo assumiu seu noitário com muita alegria, entusiasmo e fé. Hoje estamos encerrando também com uma grande participação. O tema desse ano ajudou a comunidade a refletir que Maria é modelo de missionária e discípula de Jesus. Assim, seguimos firmes e fortes na nossa missão” disse.

Procissão

Publicidade

Logo mais, a partir das 16h, acontece a tradicional procissão com a imagem da santa padroeira pelas ruas da cidade, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento e arreamento da bandeira. Logo após será realizado o sorteio dos prêmios da Rifa entre Amigos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS