Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Morro dos Três Irmãos recebe centenas de fiéis e Missa da Santa Cruz celebra 105 anos de tradição e fé; fotos!

Publicado

em

3 de maio na cidade de Jaicós é sempre um dia marcado por muita fé e alegria. Nessa data, anualmente um grande número de fiéis católicos se reúne para celebrar a tradicional Missa da Venerada Santa Cruz, que acontece no Morro dos Três Irmãos, situado na zona rural do município.

A peregrinação com destino ao morro começa cedo. Alguns fazem o percurso da cidade de Jaicós até o local, que fica a cerca de 18 km da sede do município, a pé, como parte do cumprimento de promessas. Outros chegam nas primeiras horas da manhã.

Em nome da fé, os diversos jaicoenses e também visitantes de outras cidades, como Picos, Patos do Piauí, Massapê, Itainópolis, Jacobina do Piauí e Francisco Santos, e até de outros estados, enfrentam o cansaço, o sol quente, a íngreme subida, para chegar até o topo do morro e participar do momento de veneração à Santa Cruz.

Diante de uma multidão, a Santa Missa desta quarta-feira (03) foi celebrada pelo pároco local, Miguel Feitosa e padre Francisco Pereira, o Pe. Chiquinho, da Paróquia de Patos, e marcada por momentos de preces, louvor e oração.

A devoção, fé e gratidão são manifestadas pelos fiéis durante a celebração. O momento é de agradecimento pelas graças alcançadas, de elevar a Deus os pedidos e louvá-lo por meio de cânticos e orações.

As roupas brancas utilizadas, os pés e joelhos na terra, as velas acesas no meio do morro e os ex-votos ofertados, mostram que para muitos a celebração é também a oportunidade de cumprir votos.

Igor Sousa, de 24 anos, que é de Patos do Piauí, participou pela primeira vez da missa. Ele usava roupas brancas e assistiu a celebração de pés descalços, agradecendo pela graça da cura após ter sofrido um grave acidente de moto.

“Sofri um acidente de moto e tive uma graça muito grande. Foi muito difícil. Fiquei na UTI, fiz cirurgias na cabeça e na traqueia e depois disso ainda passei três anos fazendo um tratamento de uma estenose na traqueia. Fiquei com algumas sequelas porque o acidente foi muito grave, mas hoje graças a Deus estou bem recuperado, bem de saúde. E esse é um momento especial e inédito para mim e se Deus quiser, no ano que vem quero estar aqui novamente”.

Maria Aparecida veio da localidade Matinha, zona rural de Jaicós, para participar da missa junto com a filha, o neto e outros familiares. Ela também estava em um momento de agradecimento de promessa.

“Vim pagar promessa do meu neto, João Yago, porque ele tinha a “mulera” bem baixinha. Fiz a promessa para pagar quando ele completasse 5 anos, aí hoje vim. Foi através da fé que ele foi curado. Meu neto é autista também, e hoje tive a alegria de subir o morro com ele e participar da missa, junto também com a mãe dele. Foi um momento muito importante e só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade e desde já pela próxima que eu puder vir. Há 5 anos eu vim pagar uma promessa da minha filha, e agora a do neto”.

O jornalista Ivo Farias de Oliveira pôde retornar ao morro após cerca de 4 anos sem poder participar ativamente da celebração. Ele, na época em que integrava o Legislativo Jaicoense, foi o autor do Projeto que instituiu o feriado municipal em 3 de maio.

“É um dia de grande importância, de celebração da fé, da cultura. Sobre o feriado tive essa alegria de ter observado a importância do dia, onde muitas pessoas tinham dificuldade de vir as festas devido os compromissos, principalmente de emprego. Na Câmara, quando vereador, fiz a lei que tornou esse dia feriado. É uma história de mais de 100 anos, de fé e tradição e tenho essa alegria de ter tonado esse dia feriado, o que com certeza agradou os jaicoenses. E depois de 4 anos sem aguentar vir ao morro, hoje eu vim cumprir o meu voto, agradecer a Deus porque aqui estou novamente subindo ao morro, sendo que há uns anos eu ficava lá no pezinho, porque não podia subir devido a minha obesidade, e hoje mais magro, estou aqui em cima, graças a Deus”.

Para o padre Miguel Feitosa, a celebração foi marcante e emocionante. “Creio eu vocês viram minha emoção, as lágrimas, e isso é só de contentamento, de alegria, de poder celebrar com o povo de Deus, a comunidade. E esse ano é um marco que representa muito, principalmente os 300 anos de caminhada, de evangelização com o povo de Deus e a Virgem das Mercês e 105 anos com a Venerada Santa Cruz. E o que me chama atenção é quantidade de devotos. Tem pessoas do Maranhão, Pernambuco, Teresina, da microrregião, pessoas de diferentes categorias, o encontro dos que tem fé, que acreditam em Deus e confiam. E isso me faz cada vez mais acreditar naquele que está acima de nós, que pode fazer tudo. Nosso Deus e pai, criador de todas as coisas”.

Publicidade

Ele também agradeceu o apoio do município na realização da missa. “Nós estamos em comunhão com todo o município. A saúde está presente, o município no geral está conosco. Então eu, Padre Miguel, na realização desse evento não tenho nada a criticar, mas pelo contrário, agradecer. Todo poder municipal, todas as áreas estão aqui conosco, então, é louvar, agradecer e bendizer àquele que está acima de nós, por esse momento, por todos que nos ajudam e sempre estão conosco na realização dessa festa”.

Parceria

Como nos anos anteriores, a Prefeitura de Jaicós foi parceira na realização da festa religiosa. Além de atuar na preparação do local para receber os fiéis, a gestão também disponibilizou nesta terça (03), uma estrutura completa durante a celebração.

Além da manutenção da estrada, melhorias em toda a área do morro, o Governo Municipal garantiu apoio na segurança, com a Guarda Municipal, na organização do trânsito e estacionamento dos veículos, na saúde e disponibilização de banheiros químicos.

Na parte de baixo do morro, uma equipe da saúde realizava um trabalho de conscientização e prevenção, com a entrega de panfletos com informações referentes ao mosquito da dengue.

Em outro ponto, já próximo a escadaria que da acesso ao topo do morro, uma ambulância estava a disposição, além de uma equipe que realiza atendimentos como aferição de pressão e teste de glicemia.

Este ano, uma ação foi realizada também pela Cerâmica Galo, do Grupo Dantas e Viana, que gratuitamente, distribuiu água mineral para os participantes da tradicional missa.


Veja vídeo e fotos:


Facebook

MAIS ACESSADAS