Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | O protagonismo feminino na trajetória da líder e artesã Marcilene Barbosa, do Pov. Várzea Queimada

Publicado

em

No pequeno povoado de Várzea Queimada, que fica a 27 km da cidade de Jaicós-PI e é conhecido nacionalmente e internacionalmente através do projeto ‘A Gente Transforma’, pelo artesanato na palha de carnaúba e borracha de pneu, reside a artesã Marcilene Barbosa, filha de José Rufino Barbosa e Luísa Josefa Barbosa.

Marcilene tem se destacado na sua comunidade por exercer protagonismo atuando como administradora da Associação de Mulheres da Várzea Queimada. Em entrevista ao Cidades na Net, ela contou que já ganhou duas vezes o prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Produtora Rural e que os prêmios são conquistas importantes.

“Em 2014 eu fui prata a nível estadual, 2018 ouro a nível estadual e bronze a nível nacional. Eu me senti feliz, é uma conquista em que você vê que está fazendo algo com relevância. É uma somatória que vem como uma injeção de ânimo para continuar dando sequência ao trabalho”, falou.

Recentemente, no dia 8 de junho, a artesã participou da roda de conversa ‘A sociedade se transforma’, mediada pelo designer Marcelo Rosenbaum, na organização socioambiental C de Cultura em São Paulo. Lá foi discutido sobre como a produção manual impacta a vidas das pessoas envolvidas.

“A roda de conversa foi para falarmos sobre o que ‘O fazer a mão’ nos proporcionou, o impacto dele em nossas vidas”, destacou a artesã.

Publicidade

Sobre o trabalho com o artesanato, ela disse que teve início junto com sua mãe com 7 anos de idade. Segundo Marcilene, ela não se candidatou para ser administradora, mas conforme o surgimento da necessidade de ter alguém para dar suporte as mulheres, foi ganhando destaque de forma espontânea.

“Eu comecei na associação apenas como integrante, a partir do momento que nosso trabalho foi desenvolvendo, os nossos produtos foram escoando, a associação foi crescendo e chegando novos designers, eu fiquei na função de administradora. Então desde o início até hoje, permaneço como administradora”, relatou.

Marcilene, que desempenha papel de líder na Associação de Mulheres da Várzea Queimada, afirma que a mulher tem um papel importante na sociedade e deve lutar por posições iguais a dos homens.

“A mulher na sociedade tem um papel importantíssimo e acho que além de se destacar e de ter essa capacidade, nós mulheres devemos lutar para ter um posicionamento igual ao dos homens, porque nós temos a mesma capacidade que eles de estar desenvolvendo trabalho social, familiar e toda a responsabilidade. Eu como mulher, mãe e pai ao mesmo tempo, eu posso dizer que a mulher é capaz sim de ter o mesmo respeito, o mesmo valor que o homem”, contou.

 Hoje a artesã é referência para as mulheres com quem trabalha, pela determinação, força e confiança no que faz. “Eu sempre estou buscando o impossível, então pela minha forma de agir positivamente, eu sempre penso positivo apesar de todas as dificuldades, acho que isso faz com que as outras me vejam e me sigam como exemplo. Elas estão sempre depositando confiança em mim. Acho que é isso, a confiança e determinação, porque eu nunca digo ‘não vou conseguir ou isso não vai dá certo’, eu sempre digo ‘vamos tentar’, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS