Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Professores da Rede Municipal participam de capacitação voltada ao projeto Borboletas

Publicado

em

Com o intuito de preparar os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, para o desenvolvimento do projeto Borboleta durante o ano letivo de 2020, a Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (06), uma capacitação.

O treinamento aconteceu durante todo o dia, na escola Liria Maria da Cruz Alencar. No período da manhã as atividades foram voltadas para professores da Educação Infantil ao 5º ano e a tarde Educação Infantil 2, 3 e 4 anos e turmas do 6 ao 9º ano. As capacitações foram ministradas pelas professoras Ruthnéia Costa, Osana Morais e Stefany Costa.

A professora Ruthnéia, que coordena o projeto na cidade, em entrevista ao Cidades na Net, falou do avanço já alcançado. “Estamos comemorando, pois das 50 turmas não leitoras que existiam, hoje temos apenas cerca de 8 turmas. Todas as crianças que frequentaram a escola em 2019 conseguiram êxito, alcançamos 98% da alfabetização de nossas crianças. Nosso prefeito Neném agora estendeu o projeto para a educação infantil e agora estamos correndo atrás das crianças do 1º ano. Acreditamos que em 2021 os alunos de 1º ano virão com mais consistência nas habilidades de letramento”.

Ela ainda disse que a equipe da educação do município é empenhada e enalteceu o trabalho da secretária de Educação. “Externo minha alegria pelo avanço dessa cidade. Jaicós tem uma equipe cheia de vontade, sobretudo na educação, infantil, com professores criativos e apaixonados. Nossa secretária de Educação, professora Sônia, que é muito empenhada, é uma gestora que a gente precisa aplaudir, que tem força feminina, de mãe, de administradora. A professora foi uma escolha sábia do prefeito Neném de Edite” disse.

Sobre o conteúdo abordado na capitação, ela informou que estão sendo trabalhadas práticas pedagógicas ativas. “Estamos trabalhando práticas pedagógicas ativas, para ressignificar todas as práticas dos nossos professores, ter uma prática mais alegre, para que as crianças tenham mais vontade de estar na escola e a sintam como um espaço de felicidade. Estamos preparando os professores para estarem em sala de aula dando o melhor para nossas crianças. Jaicós está no caminho certo” falou.

A professora Stefany Costa, disse que com os professores de matemática, foi trabalhada a retomada de conhecimentos e sistematização das aulas. “Estamos trabalhando matemática do 6º ao 8º ano. Nesse momento inicial é uma abordagem de retomada de conhecimentos anteriores, para podermos fazer uma preparação. Trabalhamos de uma forma muito ativa, partindo do conhecimento do aluno. Estamos buscando dar uma orientação mais pedagógica, de direcionamento e sistematização das aulas” explicou.

A educadora Osana Morais, explicou que está trabalhando a aula como um texto, em que a criança seja capaz de ler, interpretar, produzir e reproduzir. “Estamos trabalhando com os professores uma construção curricular em que a aula se constitui de verdade em texto. Um texto em que as crianças consigam ler, interpretar, produzir e reproduzir. Um texto de aprendizagens em que seja possível ao professor perceber a evolução pontual de cada criança. Nosso intuito a trabalhar com professores de todas as disciplinas juntos, é fazer com que eles percebam que o currículo é uma construção interdisciplinar” disse.

Todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS