Connect with us

Jaicós

Jaicós | Prorrogada Campanha de Vacinação Antirrábica

Publicado

em

 

Com o objetivo de garantir a imunização de um maior número de cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós (SMS) prorrogou a Campanha de Vacinação Antirrábica animal até o dia 11 de Julho. Os donos de animais poderão levar seus animais (cães e gatos) para vacinarem na Vigilância Sanitária, localizada no prédio da Secretaria de Sáude, das  8 às 13h.

Nesta sexta (04/07), a equipe dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) estará nas localidades, Formosa, Caldeirãozinho, Sobradinho, Tamboril, Jatobá, Serra Preta, poço do Pato, Nazário, Pitombeira, Lagoa do Sítio, Sítio, Matinha e Bonsucesso.

A vacinação dos animais acontece uma vez ao ano. De acordo com Kaline Sousa, coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica “a partir dos três meses de vida todos os cães e gatos devem ser vacinados, pois são animais que fazem parte do convívio familiar e, caso venham a adquirir a doença, podem transmiti-la aos seres humanos”, informou.

No Brasil, o principal animal que transmite a raiva é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem. Em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva e o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.

Publicidade

INDICATIVOS – Em todos os animais costuma ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade de engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares, paralisia das patas traseiras e nos cães, o latido torna-se diferente dom normal, parecendo um “uivo rouco”.

Fonte: ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS