Connect with us

Jaicós

PM de Jaicós reúne profissionais da educação, fala sobre segurança nas escolas e vai realizar palestras com alunos

Publicado

em

A Polícia Militar de Jaicós, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (14), uma reunião com profissionais que atuam na rede de ensino na cidade.

A reunião aconteceu na Secretaria de Educação, contando com a participação de diretores e coordenadores das escolas das redes municipal, estadual e privada, e foi conduzida pelo comandante da 3ª CIA de PM de Jaicós, tenente Anderson Pinheiro.

O encontro foi promovido com o intuito de falar sobre questões de segurança nas escolas, orientar os profissionais, tranquilizar pais e informar sobre um projeto voltado à realização de palestras nas escolas, que será desenvolvido pela Polícia Militar.

“Desde os fatos relacionados a instituições, tenho procurado a administração a fim de reunir os profissionais de ensino para esse momento com o intuito de delimitar alguns protocolos de segurança em caso de eventual ocorrência no ambiente escolar. E principalmente, a gente quer acalmar os ânimos, dar segurança e garantia de segurança, não somente para os profissionais de ensino, mas para os pais. Que eles tenham a certeza de que a escola é um ambiente seguro” explicou o comandante em entrevista ao Cidades Na Net.

A reunião também considera os acontecimentos registrados no país relacionados a ataques em escolas. Sobre o assunto, o tenente destacou que é preciso evitar a divulgação de casos e avaliar ações viáveis que possam ser trabalhadas.

“Queremos esclarecer que esses eventos são pontuais, são raros de acontecer e que devemos tratar eles da forma devida. Principalmente, não dando divulgação para esses atos, porque esses atentados são chamados crimes contagiosos, eles acontecem pela disseminação, o criminoso quer notoriedade, atenção. Segundo, a gente não tem que procurar soluções imediatistas, porque em face de ser um crime raro, ele não tem dados suficientes para a gente ter uma solução concreta. Então, a gente precisa analisar algo concreto e verificar soluções que tenham viabilidade”.

O tenente ainda destacou que o intuito é tranquilizar os profissionais, pais, aproximar a Polícia Militar do jovem, do ambiente escolar e dos profissionais de ensino, visando ampliar a sensação de segurança. “Neste momento que a gente está passando, após os atentados, está todo mundo receoso, agitado, então nosso papel é trazer essa tranquilidade e estarmos cada vez mais próximos de toda a sociedade” ressaltou.

Na reunião, o comandante repassou diversas orientações aos diretores e coordenadores, ouviu as dúvidas e posicionamentos dos mesmos e informou que a PM vai trabalhar tanto a realização de palestras com os alunos, como está reforçando a patrulha escolar no município.

Publicidade

“É um projeto nosso, a Polícia Militar adentrando as instituições de ensino a fim de fazer essa conscientização. São palestras para aproximar e conscientizar os jovens, e no intuito de prevenir não só a violência, mas o consumo de drogas, dada a importância que é conscientizar os jovens dos malefícios da utilização de drogas lícitas e ilícitas. E destacar a importância da escola para essa conscientização e da própria família para essa proteção da criança e do adolescente”.

Segundo o comandante, o planejamento é iniciar as palestras já na próxima semana, e atender todas as escolas do município, na sede e zona rural.

O tenente ainda informou que a polícia está realizando as rondas escolares. “Venho implementando desde a semana passada as rondas escolares. Tenho colocado meus policiais não só para fazerem visitas, estarem presentes durante o dia, mas também a noite, a fim também de reprimir os furtos eventuais”.

O secretário de Educação, Antônio de Pádua, também falou ao Cidades na Net sobre a ação. “Nosso prefeito Neném de Edite preocupado com o que vem acontecendo a nível nacional, esteve em contato com o tenente Anderson e discutiram qual seria a melhor medida preventiva. Hoje foi realizada essa reunião com os diretores e coordenadores, para que eles possam repassar as orientações aos servidores das escolas e os próprios alunos. Num segundo momento vamos ter a palestra para os alunos com o tenente”.

Tontonho também informou que a Secretaria de Educação vai abordar sobre as questões nas reuniões de pais e mestres, garantindo também a presença do psicopedagogo para trabalhar o lado psicológico dos pais.

O gestor também destacou a importância das rondas nas escolas e que tem orientado os pais de alunos. “O tenente está comprometido com a gente de reforçar a ronda nas escolas. Inclusive, nas escolas por onde estamos passando estamos orientando os pais no primeiro momento, pois às vezes o filho pode chegar em casa dizendo ‘pai tá acontecendo alguma coisa na minha escola, a polícia esteve lá’. Não, é apenas uma visita de rotina que o pessoal da companhia vai fazer. Estamos orientando nesse sentido, e principalmente, trabalhar a prevenção, pois o que está precisando em Jaicós hoje é a prevenção e melhorar o psicológico tanto dos nossos alunos, como dos pais, com essas notícias aterrorizantes que se propagam tão rapidamente através da internet” finalizou.


Facebook

MAIS ACESSADAS