Connect with us

Jaicós

Saúde na Escola e NUCA promovem palestras para alunas da rede municipal de Jaicós

Publicado

em

Alunas da Rede Pública Municipal de Educação de Jaicós, puderam participar na tarde desta terça-feira (04), de palestras que discutiram importantes temáticas voltadas à saúde.

As palestras contemplaram a Escola Municipal Francisco Crisanto de Sousa e foram promovidas através de uma parceria entre o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Programa Saúde na Escola (PSE) e Secretaria Municipal de Saúde.

A ação foi desenvolvida com a participação do médico Dr. Bruce Bezerra, enfermeiro Vinícius Frankin, Técnica em Enfermagem e Agentes de Saúde da equipe da UBS Marcos José de Sousa, e também da mobilizadora, Kelcileyane Pereira e de adolescentes integrantes do NUCA.

Na primeira palestra, realizada pelo PSE, o médico Bruce Bezerra abordou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), destacando sobre a prevenção, sinais identificadores, principais tipos e tratamento.

“As ISTs representam uma problemática na saúde e se não diagnosticadas cedo, elas podem desenvolver problemas muito grandes ao longo da vida da pessoa. E a gente só consegue se proteger daquilo que a gente conhece, por isso vou explicar hoje aqui sobre as ISTS, os principais sintomas, que se vocês apresentarem, devem buscar a unidade de saúde. E também é preciso que vocês saibam se prevenir, pois algumas delas são assintomáticas” disse o médico.

O médico explicou que a principal causa da IST é o contato sexual desprotegido e elencou formas de prevenção. “Se você tem prática, seja qual for a natureza do contato, você precisa se prevenir. É preciso fazer as testagens anualmente no posto de saúde, vacinar-se, utilizar o método adequado de barreira, ou seja, que evita o contato pele com pele, como os preservativos masculino e feminino. A prevenção precisa começar de você”.

Entre os sintomas que podem indicar uma IST, o profissional destacou a dor pélvica, corrimentos, feridas e verrugas.

Na segunda palestra, foi abordado sobre a saúde menstrual. O médico explicou o que é a menstruação, o período comum do ciclo menstrual, os cuidados higiênicos e situações em que se deve procurar o serviço de saúde.

Também houve um momento para a participação das alunas, onde as mesmas puderam tirar diversas dúvidas sobre a temática.

Publicidade

Após as palestras, foi realizada a entrega de absorventes para as meninas e distribuição de preservativos para os alunos.

De acordo com Kelcileyane Pereira, mobilizadora do NUCA, a atividade faz parte da segunda temática do plano de ação do NUCA, que é a “Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos”.

“Foi uma ação que a gente conseguiu atingir nosso objetivo. As adolescentes participaram, tiraram muitas dúvidas e foi muito proveitoso. Realizamos a ação em parceria com a Secretaria de Saúde, com os profissionais da UBS. Graças a Deus estamos desenvolvendo nossas ações de uma maneira muito produtiva. É bem gratificante”.

A mobilizadora informou que a temática também será abordada em ação a ser realizada na Escola Municipal Padre David Ângelo Leal, situada na sede do município.


Facebook

MAIS ACESSADAS