Connect with us

Jaicós

Zona Eleitoral de Jaicós prepara urnas eletrônicas para as eleições do próximo domingo (02)

Publicado

em

A 19ª Zona Eleitoral de Jaicós, segue em preparação para as eleições de 2022, que acontecem no próximo domingo, 2 de outubro. Como parte desse processo, está sendo realizada nesta terça-feira (27), uma audiência na sede do Cartório Eleitoral, com objetivo de realizar a lacração das urnas de votação.

Além de Jaicós, a 19ª Zona atende também as cidades de Campo Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Patos do Piauí. No período da manhã, a audiência foi voltada a realizar os processos de geração, carga e lacração das urnas dos municípios termo, e nesta tarde, os procedimentos estão sendo feitos nas urnas destinadas as seções eleitorais de Jaicós.

Participam da audiência o juiz Antônio Genival Pereira, o promotor Antônio Rodrigues de Moura, o comandante da 3ª CIA de Jaicós, Edivan Martins, o chefe do cartório, Valmar Lopes Carvalho, servidores e técnicos.

Segundo Valmar Carvalho, durante toda esta terça-feira serão alimentadas 131 urnas, sendo 115 de seção e 16 de contingência. São 53 urnas em Jaicós, 18 em Campo Grande, 21 em Patos e 23 em Massapê do Piauí.

“Provavelmente todo o processo de preparação deve terminar entre 18 e 19 horas, pois temos que fazer com bastante cuidado, pois são as urnas que vão ser utilizadas no dia da votação. A gente coloca os sistemas oficiais e faz um teste na urna para ver se está tudo funcionando. Se tiver algum problema, a gente corrige aqui ou já sabe onde está o problema para ir corrigindo cedo e não atrasar a votação” explicou o Chefe do Cartório.

As urnas vão para os 48 locais de votação que compõem a 19ª zona eleitoral – Campo Grande (08), Massapê (10), Jaicós (21), Patos (10) – e só serão ligadas no dia da votação. Ao todo, a ZE tem 115 seções eleitorais com 460 mesários e mesárias.

O juiz Antônio Genival Pereira disse que hoje as urnas já ficarão preparadas para a votação. “Depois da etapa de trabalho de escolher a localização das urnas, toda equipe de transporte, dos técnicos que cuidam das urnas, e ajuda dos municípios que nos fornecem os carros públicos para transportar os eleitores que estão em difícil acesso, então a gente chega hoje a última etapa, onde deixamos as urnas preparadas, inseminadas, para no sábado distribuir e no domingo apenas emitir a zéresima, o teste do zero votos. Mas hoje elas já ficam totalmente preparadas para receber os votos”.

Ele explicou que há um aparato de segurança para as urnas. “Elas ficam aqui na Justiça Eleitoral, e no sábado vão ser distribuídas nos locais de votação, para isso sempre vem policiais de foram que ajudam na segurança, em Jaicós também tem os guardas municipais que vão contribuir. Na noite do sábado, os guardas, junto com os militares,fazem a segurança dessas urnas, e cedinho, 6 horas da manhã, eles são substituídos. Mas as urnas desde o sábado são colocadas diretamente sob vigília”.

Sobre o processo eleitoral, Dr. Genival Oliveira destacou que tem ocorrido tranquila mente. “Até nas eleições municipais, que são mais complexas, ocorreu tudo bem na última eleição, tendo apenas alguns probleminhas com desrespeito as regras da pandemia. Mas nessa, Graças a Deus, até agora não tivemos problema nenhum. Só houve um probleminha com questão de transporte, porque às vezes as pessoas confundem, querem colocar muitos carros, mas a legislação é clara, os carros são os públicos, depois os locados pelo poder público, e finalmente, somente se precisar, a Justiça Eleitoral requisita os particulares. Mas nós explicamos bem para eles e espero que tenham entendido bem essa parte”.

Ele também repassou algumas orientações aos eleitores. “Para os eleitores esclarecemos que vai ser uma eleição mais complexa, são cinco votos, do mais complexo para o mais simples. Então vai ser uma eleição demorada, por isso pedimos que as pessoas não deixem para ir só a tarde. Vá cedo, estejam lá, votem. Evitar questões políticas, pois nesse caso as eleições estão muito polarizadas entre dois candidatos, e lembrar que amizade e família estão acima disso. E desejamos que tudo corra bem, pois estamos elegendo o presidente pelos próximos 4 anos, aquela pessoa que vai tomar decisões que podem mudar a nossa vida em muitos aspectos, então espero que todos votem com seriedade, convicção e votem cedo”.

Publicidade

O comandante Edivan Martins, disse que a PM já está estrategicamente preparada para atuar nas eleições. “A Polícia Militar ontem mesmo tivemos uma reunião com o eleitoral do estado do Piauí, discutindo alguns pontos de mudança nas novas resoluções e o que ocorreu no último pleito que a gente possa fazer para melhorar. A gente já está com a estratégia toda montada, as equipes divididas, temos um plano de distribuição do efetivo a partir de quinta-feira, dia em que vamos começar a operacionalizar essa parte do eleitoral mais forte”.

Ele explicou que a atuação será intensificada nos municípios a partir do dia 29. “Vamos intensificar o trabalho em todas as cidades, tanto Jaicós, como as cidades na macroregião vão receber os reforços e a gente vai trabalhar com esse efetivo para tentar diminuir ou combater qualquer tipo de crime eleitoral que possa acontecer, como boca de urna, compra de voto. Temos os formulários, qualquer pessoa que queira denunciar algum tipo de crime preenche esse formulário e a polícia vai tomar todas as providências cabíveis e encaminhar até o juiz eleitoral”.

Segundo o comandante, na área da 3ª CIA, cerca de 100 policiais vão atuar para atender as comarcas de Padre Marcos e Jaicós, que vão receber tanto oficiais superiores, como praças.

“Antes vamos fazer o policiamento ostensivo e a partir do sábado tem a distribuição, onde em cada seção vai ter um policial tomando conta, para poder evitar qualquer violação e já garanti ali a segurança das urnas e a tranquilidade da zona eleitoral no período de sábado e domingo. No dia da eleição, o policial estará presente, na distância permitida conforme a lei, garantindo que não haja tumulto e que as pessoas não atrapalhem o processo eleitoral” detalhou.

O capitão também destacou que qualquer ocorrência, a polícia pode ser acionada. “A polícia é o principal fiscal no período eleitoral, o carro chefe, e caso alguém tenha algum problema, entre em contato com nossos telefones do Copom: 9 94582184 (whatsapp), e 9 99928857. Nesse dois números podem entrar em contato, e lembrando, que se tratando de questão eleitoral vão ter que preencher o formulário antes com a identificação, para que assim a polícia possa fazer com mais seriedade e levar ao juiz eleitoral essas denúncias”.

Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, a 19ª Zona possui um eleitorado total de 29.724, sendo 13.411 na sede Jaicós; 5.022 em Campo Grande; 5.924 em Massapê do Piauí; e 5.367 na cidade de Patos.


Leia também:

Publicidade

Locais de votação são alterados em Jaicós e Massapê do Piauí; veja


Facebook

MAIS ACESSADAS