Connect with us

Massapê do Piauí

Gestantes são orientadas durante a Semana do Bebê em Massapê do Piauí

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde da sede, a programação da IV Semana do Bebê de Massapê do Piauí teve um momento especialmente voltado para as gestantes. Uma equipe multiprofissional da Rede Municipal de Atenção Básica – formada por enfermeiras, nutricionista e fisioterapeuta – ministrou palestras com foco nos cuidados essenciais com a gestação e os primeiros meses de vida do bebê.

O encontro foi uma oportunidade para as gestantes tirarem dúvidas, vencer as inseguranças e aprender sobre assuntos importantes referentes ao processo de gestação. Na palestras foram abordados temas como a importância do acompanhamento pré-natal, as mudanças no organismo feminino durante a gestação, vínculo mamãe e bebê, alimentação e atividade física na gravidez, cuidados com o recém-nascido, técnicas de pega e banho do bebê, amamentação e a importância do aleitamento materno.

Maria Aucilene, que reside no povoado Peixe, interior do município, e que está grávida do seu primeiro filho, foi uma das gestantes que participou do evento. Ela afirmou que o encontro foi importante. “Tinha muita coisa que eu não sabia. Essa palestra vai me ajudar muito.”, disse, prometendo melhorar, dentre outros pontos, na alimentação. “Vou colocar em prática do jeito que ensinaram hoje.”

Maria Aucilene está grávida do primeiro filho

Ao final das palestras, foi servido um lanche a base de frutas e a gestantes receberam brindes distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Também foram feitas pinturas na barriga das gestantes.

Essa é a quarta edição da Semana do Bebê em Massapê do Piauí. O objetivo da mobilização estratégica é aprimorar a atenção aos primeiros anos de vida das crianças – antes mesmo até do nascimento delas, nos cuidados com a mãe.

Iniciado na segunda-feira (5), promovido pela Prefeitura Municipal, com o envolvimento de vários órgãos do poder público municipal, o evento tem como tema central “Promovendo o Cuidado Integral na 1ª Infância”, que tem sido abordado através de palestras, oficinas, ações de promoção da saúde, momentos lúdicos, recreativos e culturais.

Também na manhã desta quinta-feira (8), na Creche Tia Biluca, foram realizadas atividades com as crianças, uma ação coordenada pela Articulação do Selo Unicef no município, com a participação dos jovens do NUCA, que exibiram vídeos educativos, realizaram danças, dinâmicas e encenaram a peças teatrais de contos como “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Publicidade

A programação encerra nesta sexta-feira (9) com três momentos. Veja:

Local: Creche Tia Biluca (Sede)
Horário: 08 horas
• Oficina sobre segurança alimentar, prevenção de acidentes domésticos e fortalecimento dos vínculos afetivos como prevenção à violência, pela Psicóloga Déborah Sá.

Local: Escola Municipal Adriano Antônio Rodrigues (Loc. Gangorrinha)
Horário: 08 horas
• Ações de Saúde Bucal com aplicação de flúor
•Palestra Alimentação Saudável pela Nutricionista Dayara Sousa
• Danças
• Dinâmicas

Local: Praça Isabel Coutinho (Sede)
Horário: 16h30
• Encerramento da IV Semana do Bebê: Promovendo o Cuidado Integral na 1ª Infância
• Condecoração do Bebê Prefeito 2018

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS