Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | Estudante é aprovado para medicina em duas universidades federais

Publicado

em

Guilherme Reis, de 23 anos, conseguiu realizar um grande sonho: ser aprovada no curso de Medicina. Ele conquistou uma vaga para ingressar em duas universidades, a UFT – Universidade Federal do Tocantins e na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Guilherme Reis, da cidade de Massapê do Piauí, estudante de escola pública, filho dos pais Adriana Reis e Valter Martins, ambos professores, já havia ingressado num curso superior, mas trancou para correr atrás de seu sonho de cursar medicina.

O estudante passou um ano estudando e se preparando para o Enem. Como resultado positivo de seu esforço, dedicação e abdicação, o jovem foi aprovado para Medicina em duas renomadas universidades federais do país.

O jovem conversou com o portal Cidades na Net e contou um pouco da sua trajetória. “Sempre quis fazer medicina, é um sonho realmente de infância. Contudo, assim que saí do Ensino Médio Público fui aprovado pra Odontologia na UFPI. Curso esse que fiz até o início do sexto período que foi em 2020. Nesse período, eclodiu a pandemia do Covid-19 e fomos todos liberados das atividades acadêmicas. Atividades essas que ficaram suspensas durante todo o ano de 2020, e nesse período foquei em outras questões não relacionadas ao estudo”, explicou.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Guilherme-1-817x1024.jpg

Decidido e focado no que realmente queria, o estudante passou a se dedicar mais e criou uma rotina própria de estudo.  “Em fevereiro de 2021 voltei a estudar, porém dessa vez de forma diferente: Em casa. Assinei cursinhos online, de plataformas de estudo voltadas para o Enem. Foi um ano de entrega total, em que estudava, em média, 10 horas por dia. Desenvolvi meu próprio método de estudo, e de escrever redações – área não única, porém de grande importância pra quem quer ser aprovado em medicina, já que a concorrência é enorme, o que obriga o aluno a ter que ser bom em todas as 5 áreas do conhecimento cobradas na prova. Nesse período respondi quase 30 mil questões, fiz mais de 20 simulados, e quase 80 redações. Foram meses de total entrega, abdiquei de algumas coisas, porém não completamente, já que, ocasionalmente reservava um tempo para sair com amigos. Realizei o Enem no final de 2021, e, mesmo assim, não parei de estudar até que visse o meu nome na lista de aprovados pra medicina. Então com um ano de estudos fui aprovado”, relatou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Guilherme-2.jpg

Aprovado em duas instituições de ensino, o estudante optou pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palma, Capital. “Minha primeira opção era a UFRJ, por ser a primeira faculdade de medicina instalada no Brasil, assim que a família real portuguesa embarcou aqui para sediar o País, o que dá a ela o título de segunda maior faculdade do Brasil, atrás apenas da USP, isso tudo a torna grandiosa e muito concorrida. Porém, fui aprovado primeiro na UFT – que também possui uma grandiosidade no Tocantins e na região Norte e Centro Oeste, e já tinha acertado toda a minha vida pra cá, como compra de móveis, contrato de aluguel com multa de rescisão e tudo mais. Entretanto, no dia que cheguei aqui, a lista da UFRJ foi divulgada, e deveria já estar no Rio de Janeiro em quatro dias, o que impossibilitou minha ida. Mas, já conheci a estrutura da UFT, as dependências médicas da capital, e tenho certeza que sairei um ótimo profissional daqui também”, disse o estudante, que iniciou as aulas no curso esta semana.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Guilherme-822x1024.jpg

Ele ainda falou sobre o que representa a conquista. “Nessa semana do calouro, recebemos uma palestra de uma recém formada da UFT, atualmente psiquiatra, e ela me fez refletir ao enunciar que a medicina confere o maior poder que um ser humano pode ter. Não um poder egoíco, mas um poder de ter acesso às vulnerabilidades de outro indivíduo. Afinal, qual outro profissional lida de forma tão direta com a vida. Então, a medicina realmente é a profissão que escolhi, pra me sentir cada vez mais próximo de outros seres humanos e poder atendê-los de forma humanitária, didática e integral.  Logicamente, somado a isso, a ótima remuneração que o profissional médico ainda possui no Brasil é um fator que influenciou bastante a minha escolha, pois todo profissional quer ser reconhecido, bem remunerado, e promover uma boa qualidade de vida para sua família. Então, farei medicina por dinheiro, mas com total amor, amor ao próximo, às suas necessidades, doando parte da minha vida para salvar vidas, tratar com cortesia, humildade e honestidade a todos que a mim buscarem, ricos ou pobres, pois saberei que por trás de sua camada social existem seres humanos frágeis, e que precisarão do meu auxílio!”, finalizou.

Outra aprovação para medicina

A estudante, Anaila de Araújo Brito, da cidade de Massapê do Piauí, alcançou mais um grande vitória. Ela, que obteve novamente a pontuação 980 na redação do ENEM, agora conquistou mais uma vez, uma vaga em uma universidade pública.

A jovem, de 20 anos, foi aprovada para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela é filha do casal Sueli Maria de Araújo e Abraão da Silva Brito, e sempre estudou nas escolas da rede pública do município, sendo ex-aluna das escolas João Manoel da Costa e Rafael Manoel da Costa, das redes municipal e estadual, respectivamente, de Massapê do Piauí.

Estudante dedicada, ela vem colhendo frutos do seu esforço e dedicação. Pela segunda vez consecutivo, Anaila conseguiu obter 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A primeira conquista veio no resultado do Enem 2020. Com a expressiva pontuação de 980, uma das maiores notas da redação no Piauí, Anaila conseguiu uma vaga para o curso de Direito, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde estuda atualmente.

Publicidade

No resultado do Enem de 2021, ela novamente alcançou a pontuação de 980, sendo aprovada agora para o curso de Medicina na UFPI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS