Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Educação de Padre Marcos inicia formação do Programa Volta ao Novo e trata sobre Resiliência Emocional com gestores escolares 

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, deu início na manhã desta terça-feira, 06 de julho, a formação do Programa Volta ao Novo, (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais), para gestores escolares da Rede Municipal de Ensino.

O Programa Volta ao Novo, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e o Governo Municipal, e que tem como objetivo apoiar os educadores no desenvolvimento das competências socioemocionais durante o processo de ensino aprendizagem.

O programa consiste numa preparação socio-psicicológica para educadores na volta as aulas, e está organizado em cinco módulos focados em macrocompetências – Abertura ao Novo; Autogestão; Resiliência emocional; Amabilidade e Engajamento com os outros, eixos considerados fundamentais para o desenvolvimento pleno escolar.

A Educação de Padre Marcos, iniciou a formação com  a abordagem da macrocompetência, Resiliência Emocional, ministrada pela supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, que é a articuladora do programa no município.

Resiliência Emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções demonstrando equilíbrio e controle sobre as reações emocionais. Dentro do contexto, foi abordado ainda sobre tolerância ao  estresse, autoconfiança e tolerância à frustação.

Publicidade

Luzimar Carvalho, destacou a importância do programa. “O Programa Volta ao Novo veio de encontro em momentos desafiadores que estamos enfrentando em nossa vida. Pois tivemos que nos reinventar para lidar com as circunstâncias decorrentes da pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a se afastar bruscamente da escola e do convívio presencial para o trabalho remoto. Neste cenário as competências socioemocionais será de suma importância, onde o educador possa desenvolvê-la em si mesmo e também planejar atividades com foco no desenvolvimento emocional dos estudantes em diferentes contextos, seja em sala de aula ou remoto. Precisamos que o nosso emocional esteja bem para o bom desenvolvimento de tudo”, disse ela, que finalizou  agradecendo  ao secretário de Educação, Eraldo Gomes, pelo apoio e confiança.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, disse que o programa visa preparar os educandos para retorno das aulas presenciais. “O programa Volta ao Novo, veio para trabalhar a questão socioemocional, dentro de cinco macrocompetências, para desenvolver habilidades nos profissionais de autocontrole emocional, e isso vai ajudar, não somente nossos profissionais no retorno das aulas, como também os alunos e suas famílias”, frisou.

“Devido à crise causada pela pandemia da covid-19, nos deparáramos com situações jamais vivenciadas, onde nossos educadores e alunos foram desafiados a ensinar e aprender a partir de aulas remotas, sem perder o engajamento com a escola e o comprometimento com o desenvolvimento pleno de cada um. E meio adversidades, nosso emocional fica abalado, então para o retorno das aulas vamos precisar dessa preparação para voltarmos com o controle emocional equilibrado”, acrescentou o gestor da pasta.

Eraldo explicou que será realizado cinco encontros formativos em que estará sendo trabalhado as competências com gestores escolares da rede municipal de ensino, e através destes, será transmitido para os professores.

O gestor informou que a rede municipal entra em recesso dia 16 e retorna no dia 02 de agosto, quando será trabalhado as outras formações, reuniões com os pais para tratar sobre o retorno das aulas presenciais, dentre outras ações. Ainda segundo ele, a previsão de retomada das aulas presenciais no formato híbrido é para o mês de agosto.

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS