Connect with us

Francisco Macêdo

Oscilação de energia causa prejuízos em Marcolândia, Francisco Macedo, Padre Marcos e municípios vizinhos

Publicado

em

Empresários industriais e comerciais além de moradores em geral, estão sofrendo com constantes oscilações de energia na cidade de Marcolândia, situada a 420 km de Teresina, na divisa com o estado do Pernambuco.

O problema já gerou prejuízos diversos aos donos de estabelecimentos e a população. Além de aparelhos e motores, a oscilação de energia exige que a produção pare e consequentemente resulta na perda da matéria-prima para a fabricação de derivados da mandioca como a farinha, entre outros.

Casas de farinha em Marcolândia são afetadas com oscilações de energia

Marcolândia é considerada uma das maiores produtoras de mandioca do Estado e tem a mandiocultura como maior riqueza do município.


CONTEÚDO RELACIONADO

Polo de produção de farinha de mandioca, Marcolândia abastece cidades da região e garante renda à centenas de famílias


Quase todos os dias a partir das 11h a energia oscila de acordo com o proprietário de casa de farinha, Francisco de Zé Claro, como é conhecido. “Já queimou uns dois motores. Aproximadamente 2 mil reais”, disse. Ele conta que uma das alternativas para não interromper a produção é o uso de geradores por aqueles que possuem.

Publicidade

Francisco Aquino Nunes é dono de lanchonete e com a queima de aparelhos arcou com prejuízos de R$ 1.400,00

Marcolândia é uma cidades destaque na produção de mandioca e subprodutos

Por diversas vezes a Equatorial Energia já foi acionada por pessoas que estão sendo vítimas do problema. “Desde o início dizem que estão trabalhando para melhorar, mas nunca melhora”, declarou Williams Costa que é proprietário de casa de farinha.

A oscilação de energia se estende desde o final do mês de maio e afeta municípios vizinhos como Francisco Macedo, Padre Marcos e Alegrete do Piauí.

Carregamento de mandioca com destino às fábricas
Agência Digital da Equatorial Energia em Picos

Em Francisco Macedo, município vizinho a Marcolândia, muitos moradores estão sofrendo com as oscilações e danos em aparelhos também. O Cidades na Net noticiou o problema há um mês e mesmo assim ainda não foi resolvido.


CONTEÚDO RELACIONADO

Quedas constantes de energia causam prejuízos aos moradores e comerciantes de Franscisco Macedo


“Essa mau qualidade de energia vai acabar com tudo”, lamenta um consumidor.

“Está um total descaso”, completa outro morador.

Publicidade

Gil é dono de eletrônica e trabalha com conserto de geladeiras, aparelhos de som, televisores, entre outros.

“Ontem deu uma queda de energia que queimou a geladeira de uma senhora. Chega mais aparelhos devido a queimação por causa da energia. Teve um advogado que a televisão de 48 polegadas queimou devido a essa oscilação de energia. Ela falta e chega e aumenta de uma vez. Ventilador aqui não tenho conta de quantos já consertei. Desde o fim de maio pra cá está com essa oscilação de ernergia. Tanto faz ser de manhã como de noite, está acontecendo isso”, lamentou.

Em Padre Marcos, o centro da cidade ficou sem energia por volta das 23h desta quarta-feira (25), provocada pela queima de um transformador. “Trouxeram um transformador, instalaram, por volta de meio dia, normalizou, mas hoje a tarde por volta das 16h já faltou de novo. Está complicado”, reclamou um morador padremarcoense.

Em junho do ano passado a distribuidora inaugurou uma expansão da Subestação, na vizinha cidade de Simões e a nova linha de Distribuição Chapada I/Simões, para reforçar a rede elétrica da região Sudeste do Piauí.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Nova subestação é inaugurada em Simões e vai melhorar energia em 14 municípios


O investimento custou aproximadamente R$ 16,7 milhões com a finalidade de beneficiar mais de 79 mil pessoas residentes nos municípios de Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macêdo, Francisco Santos, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê, Padre Marcos, Patos do Piauí e Simões, e indiretamente, aos municípios de Acauã, Paulistana, Queimada Nova e São Francisco de Assis do Piauí.

O outro lado

A Equatorial Energia foi acionada pela equipe do Cidades na Net para saber a respeito das providências que estão sendo tomadas. A equipe de assessoria da distribuidora ficou de averiguar a situação e informou que devido ao horário da demanda não houve tempo hábil para verificação.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS