Connect with us

DESTAQUES

Nova subestação é inaugurada em Simões e vai melhorar energia em 14 municípios

Publicado

em

A Equatorial Piauí e o Governo do Estado inauguraram, na manhã desta quarta-feira (29), a expansão da Subestação Simões e a nova linha de Distribuição Chapada I/Simões, que representa um importante reforço para a rede elétrica da região Sudeste do Piauí.

Na obra, foram investidos aproximadamente R$ 16,7 milhões, beneficiando, de forma direta, com energia de qualidade e segurança, a mais de 79 mil pessoas residentes nos municípios de Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macêdo, Francisco Santos, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê, Padre Marcos, Patos do Piauí e Simões, e indiretamente, aos municípios de Acauã, Paulistana, Queimada Nova e São Francisco de Assis do Piauí.

A subestação possui uma potência 15 MVA e conta com tecnologia de ponta em automação, controle e capacidade de intervenção de maneira remota, além de possibilitar a realização de manobras de apoio e transferências de cargas entre subestações de regiões próximas.

A inauguração, que foi bastante prestigiada, teve início com a visita a obra e descerramento da placa inaugural, e logo em seguida os presentes dirigiram-se para a Praça Antônio Lopes (Praça do Abrigo), onde aconteceu a solenidade.

Entre os presentes, o Prefeito Municipal José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses); primeira-dama e secretária de saúde, Isamária Dantas; Presidente da Equatorial Piauí Lener Silva; Secretário de Estado da Mineração, petróleo e energias renováveis Fernando Lima, representante da governadora Regina Sousa; Edilberto Abdias, Secretário de Administração; Vereador Francisco Ângelo, presidente da Câmara de Simões; superintendente da Equatorial regional Sul, Paulo Medeiros; Thiago Marciel, gerente de obras e manutenção da Equatorial regional Sul; Raimunda Silva, representante do conselho do consumidor da Equatorial; chefe de gabinete de Simões Magno Dantas; vereadores Ademir, Luciano, Enéas, Amâncio e Zezé Moraes.

Publicidade

Os prefeitos Dr Corinto Matos, de Marcolândia, representando a APPM, Antoniel de Sousa, o Toninho, de Caridade; Júnior de Abel, de Curral Novo, Joaquim Neto, de Patos do Piauí, e Paulo Sérgio, de Acauã, também prestigiaram o evento.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Equatorial Piauí, Lener Silva, destacou benefícios do investimento para a região. “Hoje é um dia de extrema felicidade para o grupo Equatorial Energia. […] Temos a honra de estar aqui mais que duplicando a capacidade de energia aqui da região de Simões, levando de 6 para 15 megas de energia disponível. São 80 mil pessoas beneficiadas na região, e eu digo para vocês, acabou a era em que nós tínhamos 1,2, 3 dias seguidos sem energia no estado do Piauí. Hoje nós trazemos tecnologia de ponta para cada uma dessas subestações e, a partir do nosso centro de operações em Teresina, conseguimos remotamente contornar qualquer falha de energia que se tenha aqui”.

Lener Silva disse que a linha também inaugurada, traz mais qualidade e que empresários agora podem investir na região sem receios. “Inauguramos também a linha Chapada I Simões, de 15 km, fazendo com que a gente tenha redundância na interconexão de diversos fornecedores de energia, e com isso, trazendo robustês, qualidade e agilidade na solução de qualquer falha. Também quero dizer que qualquer empresário que queira se estabelecer na região, venha tranquilo, não mais vai faltar energia, e não vão faltar esforços da Equatorial Energia para trazer cada vez mais desenvolvimento pro nosso Estado do Piauí”.

O secretário da Mineração, Fernando Lima, representante da Governadora Regina Sousa, falou que o investimento garante energia de qualidade aos consumidores. “Hoje é dia de alegria e nós ficamos muito felizes com os investimentos que a Equatorial vem trazendo ao Piauí, mas em especial, por esse investimento em Simões e região. Não é de hoje que o sul e sudeste do Piauí necessitava de investimentos na área de energia elétrica. Com esse investimento, a gente garante e proporciona maior crescimento para Simões e todos os 18 municípios beneficiados com essa subestação, e mais que isso, garantimos energia de qualidade a todos os munícipes de Simões e região. É essencial que tenhamos energia de qualidade para produzir, gerar emprego, e pra que nossa população tenha uma vida de melhor qualidade. E é isso que está acontecendo hoje, expandindo os serviços e trazendo energia de qualidade”.

Para o prefeito de Simões, Zé Ulisses, as melhorias chegam em benefício de toda a população. “Gostaria de agradecer imensamente ao presidente da Equatorial, Lener Silva, por estar trazendo esse grande investimento para o nosso município. Momento de grande importância para Simões e em especial aos consumidores, grandes e pequenos empresários, agricultores, que estão sendo favorecidos. Sem nenhuma dúvida, esse investimento chegará a todos. Parabenizo os colegas prefeitos também beneficiados por esse grande investimento que chega a nossa cidade de Simões, onde foi duplicada a carga de energia para todos os municípios contemplados”.

O gestor ainda destacou que investir na região agora se tornou mais fácil. “Esse é um momento importante para aquelas pessoas que queiram investir no nosso município e nas cidades dos nosso colegas prefeitos. Estamos em um momento de crescimento na nossa região, sendo que agora temos a tranquilidade de saber que a partir de hoje teremos energia de qualidade para nossa população. Há 4 anos tínhamos um problema sério com queda de energia, onde os consumidores reclamavam de queima de aparelhos, mas agora, chega o momento de mudar totalmente essa realidade. Tenho certeza presidente, que vocês irão olhar para outros municípios, mas também continuarão olhando com bons olhos ao município de Simões”.

O presidente da AMVI, prefeito Toninho, as melhorias representam um importante avanço e abrem portas para o desenvolvimento da região. “Caridade está diretamente sendo contemplada com essa subestação, que vem a melhorar pra toda região questões de investimentos, porque agora qualquer empresa de grande porte pode investir sem ter nenhum tipo de problema de energia. Isso é de grande importância pra região do Vale do Itaim, para os pequenos produtores, sejam eles na área urbana ou rural, porque você já trabalha com uma segurança enérgetica. Pra gente é um avanço muito importante para o Piauí como um todo. Nossa região tem a vocacionalidade do turismo, energia renovável, mas também outras áreas para investimentos. E com certeza, tendo essa segurança jurídica e energética, nossa região vai ter muito mais investimentos”.


Facebook

MAIS ACESSADAS