Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS 60 ANOS | Câmara homenageia 18 personalidades com honraria

Publicado

em

A Câmara Municipal de Padre Marcos realizou na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro, uma sessão solene para homenagear 18 personalidades com a “Medalha Padre Marcos de Araújo Costa”.

A honraria foi instituída no ano de 1998, pelo então prefeito, Raimundo Vieira, por meio do Decreto Municipal nº 06/98, como forma de reconhecer personalidades civis, militares e eclesiástica, nacionais ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços ao município de Padre Marcos, contribuindo com o seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

Essa foi a primeira vez que a Medalha foi entregue. A solenidade integrou a programação comemorativa aos 60 anos de emancipação política de Padre Marcos.

Ao todo, foram homenageadas 18 personalidades. Veja a lista:

Israel Antão de Alencar (Helinho da Canabrava) – ex-vice-prefeito

Antônio Moura de Araújo – ex-vice-prefeito

Williams Macedo – ex-vice-prefeito

Valdo Benedito da Silva – vice-prefeito

Walter Pereira Soares Júnior – ex-vice-prefeito

José Valdinar da Silva – ex-vice-prefeito

Antônio Lisboa da Silva – professor, comunicador e diretor da Ciretran

Eraldo Carvalho Gomes – secretário municipal de Educação

Felipe Carvalho Rocha – advogado

Hugo Charlles Macedo – desportista

Janaína Antônia de Alencar Castro – enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF)

José Nelito Matos Silveira – Tabelião do Cartório de Padre Marcos

Josivaldo Geraldo Carvalho Macedo – Agropecuarista, criador de ovelhas da raça Dorpe na Fazenda Maria Macedo, em Padre Marcos

Marcelo de Sousa Neto –  Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Roberval Conrado Lima – servidor efetivo do Poder Judiciário da Comarca de Padre Marcos, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Padre Marcos

Rubens Batista – médico

Salatiel Barbosa de Sousa – advogado

Thuanny Mikaella Conceição Silva – psicóloga, doutoranda e secretária municipal de Administração

O idealizador da honraria, o jurista e ex-prefeito, Raimundo Vieira, parabenizou aos homenageados pela homenagem e afirmou que estes devem se honrar de receber a medalha que leva o nome do padre Marcos de Araújo Costa, que segundo ele, é um exemplo a ser seguido por ter acreditado e investido na educação.

Publicidade

“O Padre Marcos de Araújo Costa chegou na fazenda Boa Esperança em 1820, quando nosso país ainda era colônia de Portugal, quando a educação não era prioridade do governo, e ele trouxe ideias novas, e resolveu educar e contribuir para o desenvolvimento da região, e se colocou à disposição durante 30 anos, educando pessoas. A gente tem que resgatar a memória do padre Marcos, poque ele foi um símbolo, um exemplo para nós, o que torna essa medalha uma honraria muito importante.”, afirmou.

Os homenageados, em seus discursos, compartilharam suas vivências no município de Padre Marcos.

Antônio Lisboa da Silva, professor, comunicador com mais de 40 anos de atuação e atual diretor da Ciretran de Padre Marcos, falou do seu trabalho nas respectivas áreas em que atuou, enfatizando as melhorias implementadas no órgão de trânsito, transformando esta em uma referência para região e para o interior do Estado.

Em sua fala, Lisboa agradeceu pela honraria e por aqueles que confiaram e contribuíram para a sua trajetória em Padre Marcos. “Minha gratidão a todos aqueles que me ajudaram e a quem eu pude contribuir desde o ano de 1993, quando aqui cheguei a convite da então prefeita Neide Macedo, recém formado, com muitos sonhos, com o desejo de trabalhar, e aqui Deus me abençoou grandemente. […] Estou muito feliz com essa honraria, que simboliza o reconhecimento de todo o meu trabalho neste município. Continuaremos trabalhando cada vez mais em todos os segmentos para que esse município continua pujante.”, disse.

Jannaína Castro, enfermeira de carreira, empresária e atual coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Padre Marcos, também expressou sua gratidão pelo acolhimento e reconhecimento. “À cidade de Padre Marcos, fica aqui toda a minha gratidão pela acolhida, há treze anos resido nesta cidade. […] O reconhecimento é a ferramenta mais poderosa de incentivo ao coração humano.”, disse.

Rubens Batista, médico com muitos anos de atuação em Padre Marcos, afirmou que foi adotado por Padre Marcos há 27 anos, quando chegou a convite do então prefeito Raimundo Vieira. Segundo ele, o recebimento da honraria é a coroação da sua longa atuação na terra da boa esperança. “Me sinto feliz e com orgulho em receber essa comenda, pelo reconhecimento da Câmara e pela denominação, pois o padre Marcos foi um grande homem, um educador, evangelizador, e um grande político.”, disse.  

O historiador, ex-vereador, ex-prefeito e atual vice-prefeito, Valdo Benedito da Silva, também foi homenageado. Ele também expressou sua felicidade pela indicação para receber a comenda.

O sentimento, segundo ele, é de gratidão. “Esse dia e essa medalha tem um significado para mim também. Significa reconhecimento ao trabalho que tenho feito na minha vida nesta terra ao longo dos anos. Isso aumenta o meu comprometimento e responsabilidade com a minha terra.”, disse.  

Valdo fez uma retrospectiva da sua vida pública, citando muitos acontecimentos dos quais fez parte, sobretudo, como homem público. “Dos 60 anos de história que se completam nesta quarta, participei praticamente da metade. É uma vida de doação a uma causa, aos projetos da cidade e de comprometimento com os eleitores. Já servi mais a minha cidade, do que me servi dela. E isso me deixa honrado.”, pontuou.

José Valdinar da Silva, professor por formação e prefeito do município Padre Marcos, já tendo exercido, também, os mandatos eletivos de vereador e vice-prefeito, recebeu a “Medalha Padre Marcos” em reconhecimento pela sua dedicação ao município, sobretudo, como homem público.

Publicidade

Em entrevista, o gestor falou da alegria de estar à frente da gestão no momento em que Padre Marcos completa seus 60 anos, e fez questão de enaltecer a história que tem sido escrita por muitas mãos.

“Todos que também receberam essa honraria fazem parte dessa história de seis décadas, e trabalharam para que a gente pudesse chegar até aqui. Então, é importante e justo fazer essa homenagem. Todos são nomes que nortearam dos caminhos da nossa terra da boa esperança.”, disse.

Valdinar também expressou sua gratidão ao povo de Padre Marcos pela confiança que vem depositando, o elegendo como vereador, vice-prefeito e prefeito.

A solenidade foi bastante prestigiada. Além dos homenageados, familiares e amigos, o presidente da Câmara Municipal, Iranildo Francisco de Carvalho, os vereadores Aldeilde Anália de Jesus, Antônio Francisco de Carvalho, Manoel Francisco de Carvalho, Adão José da Silva, Helton João de Carvalho, Jeydson Matos de Macedo, José Augusto de Sousa Macêdo e José Bonifácio da Silva Dias, bem como outras autoridades de Padre Marcos e de município da região estiveram presentes.

Inauguração

Na oportunidade, o presidente da mesa diretora da Casa, Iranildo Carvalho, ao lado dos colegas vereadores, do prefeito e vice-prefeito, realizou o ato de inauguração da reforma da Câmara Municipal, que recebeu melhorias na arquitetura externa, bem como no plenário, dentre outras.

Além disso, também foi feita a entrega simbólica da Lei Orgânica Municipal e o do Regimento Interno da Câmara Municipal, que passou por reforma.

Publicidade

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS