Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Projeto “Respeito as diferenças desde a infância”, valoriza a identidade negra em combate ao racismo

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 10, foi realizado, no Centro Social de Padre Marcos, a culminância do projeto, “Respeito as diferenças desde a infância”, uma ação de promoção e valorização da identidade negra em combate ao racismo.

Realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, o projeto foi idealizado pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, sendo desenvolvido em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

O projeto objetivou contemplar as atividades propostas pelo Selo Unicef, quando foi desenvolvido o Desafio 8 – Promover práticas de enfrentamento ao racismo. Focando na sensibilização da identidade Negra e conscientização da infância sem racismo, buscando  junto às crianças e adolescentes do SCFV ações com propósito de reconhecer o respeito às diferenças desde a infância de maneira valorizada,  conscientizando que todos são diferentes e que devem ser respeitados independente da cor.

Foram desenvolvidas várias atividades lúdicas e educativas no decorrer do projeto, como oficinas, produção de textos , de cartazes, dentre outros

  

Na culminância,  foram exposto o material produzido durante o  desenvolvimento  do projeto, bem como, foram promovidas diversas apresentações dando ênfase a cultura negra e abordando sobre  racismo  existente na sociedade.

Publicidade

Apresentações iniciaram com o jogral – por infância sem racismo, houve ainda uma coreografia da música ‘aos olhos do pai’, a peça teatral ‘racismo na escola’, roda de capoeira e um desfile com peças  de bijuterias da cultura Afro Brasileira, ambas conduzidos pelos integrantes do SCFV.

Os adolescentes do NUCA, apresentaram um mensagem sobre o racismo, sensibilizando a sociedade sobre as formas de defesa  e proteção  ao racismo,  e a coreografia de uma música sobre a história do racismo no Brasil.

A secretária de Assistência Social,  Lucicleide Dias, disse que a ação é uma promoção da identidade negra no município. “Desde cedo, é preciso abordar sobre o respeito ao nosso semelhante, e  foi isso que trabalhamos no projeto, valorizar as diferenças é respeitar  o outro independente da sua condição  racial ou social. Somos todos iguais perante as leis dos homens e de Deus, por isso se faz necessário  reconhecer a importância de cada um, respeitando suas diferenças”, disse, ela que agradeceu a todos os envolvidos nas atividades realizadas.

A adolescente do NUCA, Maria Eduarda, falou sobre as ações promovidas. “Com essa ação,   encerramos  mais uma etapa nesse ano, no qual, trabalhamos essa temática com crianças e adolescentes do município,  também promovemos outras atividades, onde fizemos reivindicações a gestão pública e  cumprimos todos os desafios  proposto pelo Selo”, informou ela, que agradeceu todo apoio do prefeito e da mobilizadora Thuanny.

A mobilizadora dos Adolescentes, Thuanny Mikaella disse que a palavra de ordem é gratidão por todas ações realizadas com sucesso. “Estamos encerrando mais ano de atividades na Secretaria de Assistência Social, o que é  motivo de honra e gratidão para nos , pois concluímos com muito êxito e o sentimento de dever cumprido. E quero agradecer imensamente ao prefeito, ao NUCA, e toda a equipe que faz o Social de nosso município e a todos que abraçaram o projeto.

 “O foco do projeto  é a  sensibilização e conscientização das pessoas contra o racismo,  que devem começar desde a infância. O município tem desenvolvido grandes projetos para tratar sobre o preconceito racial. Infelizmente é algo ainda muito presente, por isso,  precisamos falar sobre o racismo e combater o preconceito”, finalizou  Thuanny.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, iniciou agradecendo a todos que fazem o Social do município, pelo empenho  e dedicação nas ações durante o ano e  desejou um feliz natal  a todos.

Publicidade

Ele ainda  elogiou a iniciativa em desenvolver projeto e frisou a  importância de combater o preconceito e o racismo existente na sociedade.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS