Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos realiza encontro com mulheres na campanha ‘Outubro Rosa’

Publicado

em

Um dos marcos do mês de outubro, no município de Padre Marcos, foram as ações da campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero, chamada ‘Outubro Rosa’, promovida pelo Governo Municipal, em um trabalho conjunto realizado pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Nesta sexta-feira, 27, no Centro Social Urbano, foi realizado um encontro entre uma equipe de profissionais com as mulheres, com o objetivo de orientar e conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principal estratégia de cura.

Inicialmente, o tema foi abordado através de uma dinâmica com balões, onde os presentes puderam interagir e esclarecer dúvidas sobre os dois tipos de câncer, seus mitos e verdades, além de receber orientações importantes relacionados a prevenção e tratamento. A roda de conversa contou com a participação de uma equipe de profissionais formada pelo médico Igor Moura e pelas enfermeiras Concita Feitosa, Itamara Dantas e Milena Leal.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que, dos novos casos de câncer registrados a cada ano, 28% é câncer de mama. Os dados assustam, mas o médico Igor Moura esclareceu que existe tratamento eficaz para o câncer de mama, e que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são altas.

 Em seguida, a nutricionista Elaine Carvalho, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ministrou uma palestra com o tema “Alimentação na prevenção dos cânceres”. De acordo com a palestrante, a alimentação está mais que relacionada com as doenças e patologias, e seguir uma dieta desequilibrada e repleta de aditivos químicos favorece o possível surgimento do câncer. A nutricionista repassou orientações sobre alimentação saudável, a base de frutas, verduras e legumes, e se colocou à disposição para anteder a população.

O evento contou, ainda, com a participação dos fisioterapeutas do NASF, Conceição Bezerra e Darlan Alencar, que explanaram sobre a importância dos exercícios e atividades físicas no cuidado com a saúde. Os palestrantes destacaram que o exercício, combinado a práticas de estilo de vida saudável, ajudam a prevenir certos tipos de câncer, inclusive, o de mama. Em seguida, Conceição coordenou uma atividade física e de relaxamento, ensinando práticas simples que podem ser feitas em casa.

O evento encerrou com o “Aulão de Zumba Rosa”, ministrada pelo dançarino Emanuel Soares, do Grupo de Dança Icós, de Jaicós.

Publicidade

O prefeito José Valdinar da Silva participou do evento. O gestor parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde pela iniciativa de realizar o encontro com as mulheres e salientou a importância de informar a população. “O câncer é a doença do século, é mesmo um desafio para a saúde pública, mas nós vamos lutar juntos, realizando com atividades como essa, de conscientização, de prevenção e controle”, disse.

O prefeito informou que solicitou a vinda da unidade móvel do projeto “Saúde Mulher”, que realiza exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. Valdinar anunciou, ainda, que em 60 dias estará entregando uma academia pública na praça do Ginásio Poliesportivo.

Em continuidade às ações da campanha, nos dias 07 e 08 de novembro, profissionais de saúde estarão realizando exames de citologia vaginal, também conhecido como Papanicolau, de prevenção do câncer do colo do útero, como também, prescrevendo exames de mamografias, de prevenção do câncer de mama.

Também estiveram presentes ao evento a secretária de Saúde, Maria Lúcia, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, o secretário de Finanças, Orlândio Carvalho, o assessor especial, Daniel Júnior, dentre outros.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS