Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Agenilson inaugura UBS no interior de Patos do Piauí e aproxima serviços da população

Publicado

em

Três novas Unidades Básicas de Saúde foram construídas na zona rural do município de Patos do Piauí, fortalecendo a Atenção Básica, considerada como porta de entrada do SUS. O objetivo da gestão do prefeito Agenilson Teixeira Dias é descentralizar os serviços de saúde pública, visando oferecer mais acessibilidade à população, aproximando dos lugares onde vivem as pessoas.

Nesse projeto, somente na construção das três UBS nas comunidades de Morro da Onça, Saco da Serra e Umbuzeiro, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão, recurso oriundo de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde.

Na manhã desta quarta-feira, 22, o prefeito Agenilson e a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia de Sousa Pires Rodrigues, a Pretinha, entregaram a primeira Unidade, na comunidade Morro da Onça, distante cerca de 23 km da cidade e 8 km do povoado Cajueiro.

De acordo com a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a nova UBS foi denominada de Miguel Raimundo de Carvalho e vai acolher a equipe multiprofissional em saúde da família, formada por médico, odontólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que irão atender a pelo menos 133 famílias, abrangendo, além de Morro da Onça, também as comunidades Aroeira e Lagoa das Pedras. “A UBS é ampla e recebeu equipamentos novos e modernos, visando uma prestação de serviços com mais eficiência e o mesmo nível de qualidade que oferecemos na cidade”, disse.

O enfermeiro José Ronildo afirmou que a Saúde terá um avanço significativo, a partir da melhoria nas condições de trabalho para os profissionais e de acolhimento aos usuários. “É um ganho para os profissionais, que vão sair do improviso, e com isso, poderão ofertar nossos serviços com maior qualidade. E para a população, que terá um atendimento mais próximo de suas casas. Isso significa dizer que a gestante não precisará sair daqui para fazer seu pré-natal no Cajueiro, porque ao invés dela se deslocar até lá, somos nós que vamos vir até aqui, e teremos os equipamentos necessários para fazer o devido acompanhamento”, disse.

Publicidade

O prefeito Agenilson, médico de carreira que por muitos anos atuou no Programa de Saúde na Família, definiu oferta de espaços adequados como de fundamental importância para a prestação do serviços de saúde com qualidade e eficiência. “O atendimento aqui era feito de forma precária, num colégio, sem o ambiente adequado para examinar uma gravida. Agora os profissionais terão o espaço e os equipamentos necessários para que seja feito, por exemplo, um exame obstétrico em uma gestante de forma satisfatória. Como também, o serviço odontológico. Tudo que é feito na sede, será feito aqui no Morro da Onça.”, disse.

Dentro do plano de descentralização e qualificação dos serviços, o gestor informou que em breve vai estar entregando mais duas Unidades Básicas de Saúde. A próxima comunidade contemplada será Saco da Serra, cuja a inauguração deverá ocorrer no mês de setembro. Na ocasião, Dr. Agenilson anunciou que vai investir recursos próprios na construção de um Posto de Saúde na comunidade Bom Jardim, obra está prevista para o próximo ano.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção ao lembrar o ex-vereador Miguel Raimundo de Carvalho. A alegria da inauguração de uma importante obra para a comunidade se misturou com a tristeza causada pela saudade. Na cerimônia, o prefeito Agenilson e primeira dama Edvânia Pires presentearam os filhos com uma foto do homenageado, ele que foi um dos moradores mais ilustres da comunidade.

Na cerimônia foi lida a biografia e um breve relato da história de vida de Miguel Raimundo de Carvalho, que faleceu 08 de outubro de 2016, aos 81 anos de idade.

 “É um momento de muita alegria, mas que não deixa de ter o lado triste, pois o principal homenageado nos deixou antes de participar desse momento. Ele se foi sabendo que essa Unidade iria leva seu nome, não só poder ser meu amigo, mas, principalmente, pela pessoa que foi, pela liderança que tinha, por ter sido um cidadão respeitado por todos. Seu Miguel foi exemplo de vida não só para os familiares, mas para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, como eu, que tive a honra de tê-lo como amigo”, disse Agenilson.

Publicidade

Florentino Miguel de Carvalho, filho do homenageado, disse estar muito agradecido pela homenagem a seu pai. “Meu pai foi um homem que sempre trabalhou, que buscou trazer as coisas aqui pra comunidade, como esse posto de saúde, a passagem molhada e o posto telefônico. Sempre torceu e trabalhou pela região e pelo município todo. Agradeço a Agenilson, que era muito amigo dele, e sempre acompanhou meu pai em todos os momentos difíceis da saúde dele. A gente agradece ao que ele fez por meu pai e continua fazendo, colocando o nome dele nessa unidade”, disse.

Outros oradores como o vice-prefeito Saulino Reis, os vereadores Antônio Rufino (Tonhão), Adalberto Lopes, Francisco José (Chico Oseias), o ex-vereador Francisco João da Costa (Chico de João Grande) e Orlando Figueiredo (Dos Santos), também destacaram a importância da obra e fizeram boas referências à figura do homenageado. Também estiveram presentes a vereadora Zuleide Costa, o vereador José Hélio dos Santos (Helinho), os secretários municipais Iranildo Marques (de Finanças), Thales Teixeira (de Esportes),  a coordenadora do CRAS, Ivaldete Reis, além de diversos profissionais da área da Saúde.

_Mais imagens da inauguração

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS